MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Maioria dos paraguaios apoia impeachment de Lugo, diz pesquisa


Levantamento mostrou que 56% são a favor da destituição do presidente.
Conflito por terras que levou ao impeachment completa um mês.

Do G1, com agâncias internacionais

O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo deixa a sede do Partido Solidário na manhã desta terça (10), em Assunção (Foto: Norberto Duarte / AFP)Ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo
(Foto: Norberto Duarte / AFP)
Uma pesquisa publicada neste domingo (15) pelo jornal “Última Hora” indica que 56% dos eleitores paraguaios apoiam o impeachment do presidente Fernando Lugo. Lugo foi destituído em 22 de junho, após um julgamento político sumário realizado pelo Congresso paraguaio, que o acusou de “mau desempenho de suas funções”.
A pesquisa foi feita pela Consultoria Ati Snead, para os veículos Telefuturo TV, Radio Monumental e Última Hora, do grupo empresarial paraguaio Antonio J. Vierci. O levantamento ouviu 1,8 mil eleitores com mais de 18 anos, entre os dias 3 e 10 de julho. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.
“Um total de 61% consideram que não é necessário antecipar as eleições presidenciais”, marcadas para 21 de abril de 2013, assinala o jornal, lembrando que a antecipação foi sugerida por outros países, para minimizar os efeitos da crise política. Federico Franco, que era vice de Lugo, ocupa a presidência do país no momento.
Em retaliação ao processo relâmpago de impeachment, os países do Mercosul decidiram suspender o Paraguai do bloco. Neste domingo, Franco afirmou que a medida é “ilegal” e que a pressão dos vizinhos são inaceitáveis, em entrevista ao jornal uruguaio “El País”.
"Alegam que não houve o devido processo" na destituição de Lugo, "mas em Mendoza o devido processo não existiu", reclamou o presidente, em referência à decisão tomada na província argentina durante a cúpula do Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Uruguai e pelo suspenso Paraguai. Na mesma reunião, o bloco aceitou a adesão da Venezuela.
'Opá ri'
O impeachment de Lugo foi motivado por um conflito entre policiais e camponeses sem terra, que deixou 17 mortos em uma fazenda em Curuguaty, em 15 de junho. Um mês depois, poucos avanços aconteceram na investigação do episódio.
“Tudo caminha para o 'opá ri' ('nada', em guarani), para a falta de interesse em investigar profundamente o que ocorreu lá e os que estiveram por trás do massacre”, disse à Agência Efe o dirigente da Liga Nacional de Carperos – camponeses sem terra – José Rodríguez.
“Não acho que o governo tenha muito interesse em tratar” do ocorrido, observou por sua vez o analista Alfredo Boccia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário