MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Lava-Bois encerra temporada junina do Maranhão em São José de Ribamar


Encontro de bois de todos os sotaques acontece há 59 anos no Maranhão.
Cerca de 100 mil pessoas devem lotar a cidade neste fim de semana.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Lava Bois em São José de Ribamar (Foto: Divulgação)Imagem do Lava Bois, em São José de Ribamar
(Foto: Divulgação)
O próximo fim de semana será de Lava-Bois em São José de Ribamar, a tradicional festa de encerramento da temporada junina do Maranhão que acontece há 59 anos. Durante sábado (7) e domingo (8), cerca de 100 mil brincantes devem lotar o Parque Municipal do FolcloreTherezinha Jansen.
No sábado, a partir das 18h, a animação ficará por conta das apresentações da Quadrilha Flor Sertaneja, Dança do Boiadeiro Gibão de Couro, Boi da Mocidade Ribamarense; além dos shows de Reinaldinho e Banda, Banda Regional Fênix, Banda Energia, Banda Vadiê e Forrozão Free Lance.
Domingo será o dia do momento mais esperado do Lava-Bois, quando dezenas de grupos de Bumba Meu Boi de todos os sotaques se apresentam na Avenida Gonçalves Dias e no parque municipal.
Estrutura
Esquemas de segurança e trânsito foram montados para oferecer comodidade e tranquilidade aos brincantes. Cerca de 200 seguranças e 500 homens da Polícia Militar, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, farão a segurança durante os dois dias de festa na cidade.
No domingo, a partir das 5h, o trânsito sofrerá intervenções. Os coletivos que trafegam de São Luís para São José de Ribamar passarão pelos seguintes locais: Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Medice e Terminal da Campina. O retorno para a MA-201 será feito passará pela Rua Humberto de Campus, Praça do Cruzeiro até a Avenida Clodomir Cardoso.
"Miolo do boi", brincante segura o maior personagem do folclore maranhense (Foto: Divulgação)"Miolo do boi", brincante segura o maior personagem do folclore maranhense (Foto: Divulgação)
As vans que trafegam de São Luís para São José de Ribamar seguirão pela Avenida Clodomir Cardoso, Avenida Garrastazu Médice, Rua Humberto de Campus e Praça do Cruzeiro. O retorno para a MA-201 será feito pela Avenida Clodomir Cardoso. Apenas carros de passeio e automóveis dos veículos de comunicação devidamente identificados poderão utilizar as vias paralelas à Avenida Gonçalves Dias.
História
Segundo relatos dos moradores de São José de Ribamar, a festa teve início na década de 50. Surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João. Os primeiros batalhões que chegaram à cidade foram os de orquestra.
A concentração das brincadeiras acontecia em frente à Igreja Matriz. Os primeiros bois que participaram da festança foram os batalhões de Axixá, Rosário, Peri-Merim, Santa Rita e São José de Ribamar.
O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos Bois de São José dos Índios e Sítio do Apicum. Segundo o historiador Antônio Miranda, os convites foram aumentando e mais brincadeiras passaram a participar da festa. “A partir daí, o evento ganhou grandes proporções e acabou se tornando essa grande manifestação cultural”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário