MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Joinvillense aposentado possui coleção com mais de 400 bonsai


Coleção pode ser a maior no Brasil entre as de amadores.
Plantas de até um metro de altura começam a ser vendidas.

Do G1 SC
Bonsai Joinville Aroldo Deschamps (Foto: Fabiano Graudin/Foto Globo)O joinvillense Aroldo no meio de sua coleção, que inclui mais de 400 plantas (Foto: Fabiano Graudin/Divulgação)
Aroldo Deschamps coleciona bonsai há quase 20 anos. O joinvillense já recebeu visita de diversos especialistas neste tipo de planta e todos dizem que seu acervo amador deve ser o maior de todo o Brasil. O aposentado é, desde a infância, apaixonado por flores e árvores.
De início, Aroldo começou a colecionar bromélias. Viu, no entanto, que elas ocupariam muito espaço em sua casa. "Então um amigo me falou do bonsai. E eu fui atrás de revistas e cursos", conta.  Logo comprou as plantas em miniatura mas, depois de fazer cursos, passou a buscar árvores na natureza e ele mesmo as transformava em bonsai. Deixava-as no máximo com um metro de altura. Hoje, o aposentado possui 416 plantas e, novamente, falta espaço em sua casa.
Coleção Bonsai Joinville Aroldo Deschamps (Foto: Fabiano Graudin/Foto Globo)A coleção (Foto: Fabiano Graudin/Divulgação)
Agora, ele precisa se desfazer de mais da metade da coleção e pretende ficar com 180 plantas, o que, segundo o joinvillense, não tem sido fácil. "Dá uma dor no coração. Cada bonsai vendido é como um filho que vai embora", diz. Para encontrar pessoas com interesse em bonsai, Aroldo criou um site - o Bonsai Hobby. Nele, os internautas encontram plantas cujos valores vão de R$ 100 a R$ 8600.
Para Aroldo, os "filhos" não exigem muito de seu tempo. Os bonsai não precisam ser podados a toda hora. "Eles só me deram mais trabalho neste verão, porque não choveu muito, e eu precisava regar todas as 400 plantas duas vezes por dia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário