MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Índice de reprovação em exame de direção veicular é de 60%, em Manaus


Psicólogos explicam que nervosismo pode ser sintoma de falta de preparo.
Candidatos e instrutores também apontam calor como ponto negativo.

Girlene Medeiros Do G1 AM
60 mil candidatos se matricularam em autoescolas no primeiro semestre de 2012 (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)60 mil candidatos se matricularam em autoescolas no primeiro semestre de 2012 (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Mais de 60 mil candidatos se matricularam em autoescolas de Manaus no primeiro semestre deste ano. Cumpriram as horas de aula na instituição, realizaram a prova teórica e prática. Essa última fase é o principal obstáculo para quem quer ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B. De acordo com a diretora presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), Mônica Melo, 60% dos candidatos reprovam na realização do exame de direção veicular.

O alto índice de alunos reprovados obriga a remarcação do teste e a aprovação deve chegar no período máximo de um ano, tempo exigido pelas autoescolas. Caso contrário, o candidato deve iniciar o processo novamente realizando uma nova matrícula e reiniciando o processo de aulas. Foi o que aconteceu com o estudante de Direito Antonio Hidaka, de 26 anos. O jovem realizou a prova prática oito vezes e afirma que, muitas vezes, a culpa não é necessariamente do candidato a motorista.

"As horas que passamos conduzindo o carro na área de direção não são suficientes. Uma das coisas que tenho a reclamar é o fato de termos que fazer parte da prova no setor externo à área de teste. Os motoristas ficam buzinando, cortando pela direita e cometendo outras irregularidades e essa situação é ruim para quem está querendo provar algo para o fiscal que fica ao nosso lado. Sem mencionar que os instrutores ficam muito irritados com o forte calor que faz na área de treinamento", explicou ao G1.
A área de teste a que Hidaka se refere é o Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM, localizado no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital. A reclamação do calor do estudante está em sintonia com o que pensa a instrutora de autoescola Lúcia Macena. "É o calor de Manaus, não tem como fugir. A maioria dos veículos possui ar condicionado, mas fica difícil passar o dia inteiro com o aparelho ligado. Não tem carro que aguente. Eu acredito, inclusive, que é por conta disso que muitos reclamam de instrutores agindo de forma estressada e se irritando facilmente com os alunos. Não é para menos. Nós passamos o dia inteiro aqui e tem aluno que pede até para parar a aula por causa do calor", desabafou a instrutora.
Exame veicular apresenta alto índice de reprovação (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Exame veicular apresenta alto índice de reprovação (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Lúcia tem 16 anos de experiência como instrutora de autoescola e afirmou que, muitas vezes, os alunos não estão preparados, mas insistem em ir fazer a prova. Na opinião dela, o conteúdo programático de aulas é suficiente e o desempenho depende de cada candidato. "Na maioria das vezes, o candidato não está preparado. Tem aluno que nunca pegou em um carro e passa e tem aluno que não passa. A gente, como instrutor, avisa para não fazer o teste e remarcar mais aula. Até mesmo porque é perigoso e o candidato pode bater em outros carros. Mas eles acham que a gente está tentando arrancar dinheiro dele e insiste em fazer o exame. Isso sem contar o nervosismo e ansiedade que eles têm", explicou.

O lado emocional é levando em conta e o candidato precisa estar tranquilo para fazer o exame veicular. Segundo a psicóloga Adriana Almeida, o processo de tirar a carteira de motoristas serve, muitas vezes, como um rito de passagem quando o indivíduo terá responsabilidades que não estava acostumado e o nervosismo interfere na performance de quem está fazendo a prova. "É importante lembrar que a atenção é uma função do nosso cérebro que mais facilmente recebe interferência. Caso estejamos com fome, sede, frio ou calor demais dificilmente nos manteremos atentos. Então, o nervosismo da prova inicialmente interfere. Alguns candidatos atribuem a reprovação ao nervosismo, mas na verdade não estavam realmente preparados para a avaliação", explicou a psicóloga.
Dicas aos candidatos
1. Faça uma analise realista sobre a situação. Procure se perguntar: estou preparado para fazer a prova escrita? Como me saí no simulado e durante as aulas? Estou preparado para a prova prática? Treinei de maneira consciente, sei meus pontos fracos e treinei para diminuí-los?
2. Durma bem antes da prova. Faça uma alimentação leve.
3. Respire profundamente e procure manter-se tranquilo.
4. Caso o medo e a ansiedade sejam realmente provocadores de reprovações mesmo estando o candidato preparado para a avaliação, ele pode procurar um psicólogo para que atenda esta situação específica. Há psicólogos especialistas neste problema.

Um comentário:

  1. PAPO FURADO.. GOLPE MESMO DOS DETRANS... AQUI EM BAGE/RS É UMA MÁFIA SEM FIM... ELES INVENTAM COISAS QUE A GENTE NAUM FEZ NA RUA PRA NOS REPROVAR... O PSICOLOGICO CONTA SIM E MUITO MAS PORQUE?? PORQUE É MUITA PRESSÃO, DOS INSTRUTORES INVENTANDO QUE PRECISAMOS DE MAIS AULAS, DOS EXAMINADORES COM CARAS DE BUNDA E PAGOS PRA REPROVAREM.. E UMA MÁFIA.. ISSO TEM QUE SER INVESTIGADO SIM... TEM QUE MUDAR ALGO AI, COLOCAR CAMERAS NOS LOCAIS DAS PROVAS E NOS CARROS... DENUNCIEI PRA MPE E MPF.. E NOMEI ADVOGADOS PARA REQUERER INHA CARTEIRA NA JUSTIÇA, PORQUE PASSEI NA ULTIMA PROVA E O DESGRAÇADO DO EXAMINADOR MENTIU DESCARADAMENTE QUE DX APAGAR O CARRO DUAS VEZES... AGORA QUERO BRIGA NA JUSTIÇA E VOU MOSTRAR QUE O POVO AINDA TEM VOZ ATIVA....

    ResponderExcluir