MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Idosa de 96 anos tem atendimento negado em hospital de Sergipe


Estatuto do Idoso assegura atendimento preferencial no SUS.
Secretaria de Saúde de Aracaju apenas lamentou o caso.

Do G1 SE
Nesta quarta-feira (11), uma idosa de 96 anos e com dificuldade de locomoção teve o atendimento negado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Nestor Piva em Aracaju. Antes de ser encaminhada para lá, ela passou pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, e pelo Hospital São José, na capital.

“Ela está com suspeita de infecção urinária. A médica do hospital a recebeu, passou uma receita e mandou a gente ir para a UPA Nestor Piva”, relatou a comerciante Iraci Andrade da Silva, sobrinha da idosa. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a paciente para a Unidade de Pronto-Atendimento Nestor Piva, mas lá ela teve dificuldade para ser atendida.

“Depois que a enfermeira da ambulância foi embora o médico deixou a gente sentada lá no banco, entregou tudo de volta [os documentos e a receita do Hospital São José] e disse que não podia fazer nada pela minha tia e que era para gente voltar para o Hospital São José”, relata a sobrinha da idosa.
A equipe de reportagem do SETV 2ª edição procurou a direção da Unidade de Pronto-Atendimento Nestor Piva que preferiu não se pronunciar sobre o caso. Segundo informações de Iraci, a idosa não foi atendida e elas tiveram de voltar para casa de táxi. "Minha tia tomou a medicação passada pela médica do Hospital São José, mas ainda reclama de dores".
A Secretaria da Saúde de Aracaju informou que lamenta o episódio envolvendo a idosa e orientou Iraci Andrade a procurar a ouvidoria para pedir a apuração do motivo do não atendimento. Em nota oficial, a secretaria divulgou que no plantão desta quarta-feira no Nestor Piva trabalharam dois cirurgiões, dois ortopedistas, cinco clínicos pela manhã e quatro à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário