MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Hospital Regional de Joinville fecha dez de seus vinte leitos de UTI


O motivo, segundo o diretor, seria a falta de profissionais da saúde.
A Unidade de Terapia Intensiva precisaria de pelo menos mais dez médicos.

Do G1 SC
Hospital Regional terá dez leitos a menos em UTI por falta de profissionais (Foto: Divulgação/Hospital Regional Hans Dieter Schmidt)Hospital Regional terá dez leitos a menos em UTI (Foto: Divulgação/Hospital Regional Hans Dieter Schmidt)

O diretor do Hospital Regional de Joinville, Renato Castro, anunciou, nesta quinta-feira, que dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão fechados assim que os pacientes forem recebendo alta. O motivo da decisão é a falta de profissionais para atendê-los. O hospital conta, atualmente, com 20 leitos na unidade.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o local tem 145 médicos em seu quadro de funcionários. Na UTI, faltariam pelo menos dez médicos plantonistas. Nesta segunda-feira, o governo do estado autorizou a nomeação dos classificados no concurso público de 2012 para o setor da saúde. Serão 290 profissionais que terão até 30 dias para apresentar documentação e iniciar os trabalhos. Destes, 41 devem atuar no Hospital Regional de Joinville, mas apenas dois deles são médicos.
Ainda de acordo com a assessoria, há déficit de profissionais da saúde no hospital há pelo menos um ano e meio. Ao todo trabalham no local cerca de 400 técnicos em enfermagem e 52 enfermeiros. A diretoria calcula que faltam 129 técnicos e pelo menos 20 enfermeiros.
Os dez leitos serão fechados a medida que pacientes internados receberem alta. A partir daí, haverá cinco leitos para a UTI cardiológica e cinco para a geral. Caso um paciente do hospital precise ser internado e não haja espaço disponível no Hospital Regional, a administração entrará em contato com a Central de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que decidirá para onde o paciente será encaminhado.
A equipe do G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde às 15 horas desta quinta-feira. A assessoria afirmou que a secretaria ainda não irá se pronunciar sobre o caso porque está analisando a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário