MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hospital do Câncer de Porto Velho atende mais de 140 pacientes por dia


Expectativa é aumentar os atendimentos até o mês de agosto.
Unidade só atenderá casos de pequena e média complexidade.

Larissa Matarésio Do G1 RO

Pacientes com câncer em Rondônia, poderão realizar sessões de quimioterapia no Hospital do Câncer de Barretos, unidade Porto Velho. (Foto: Larissa Matarésio/G1)Pacientes com câncer em Rondônia poderão
realizar sessões de quimioterapia no Hospital do
Câncer de Barretos, unidade Porto Velho.
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
O Hospital do Câncer de Barretos, unidade de Porto Velho, inaugurado na terça-feira (10), já atende mais de 140 pacientes por dia, uma média de 40 pessoas entre os três turnos do hospital. A expectativa é que este número cresça até agosto, atingindo a capacidade máxima de dois mil atendimentos ambulatoriais por mês. Só estão sendo atendidos na unidade casos de pequena e média complexidade.
De acordo com o cirurgião oncológico e diretor do hospital, Carlos Alexandre Ramagem, serão atendidos em Porto Velho os casos de câncer de pequena e média complexidade enquanto o hospital não tem a estrutura necessária para grandes tratamentos.
“É um processo gradativo de amadurecimento. Os pacientes estão sendo encaminhados de Barretos (SP) aos poucos para retornar o tratamento aqui em Porto Velho, tanto quem mora na capital, quanto do interior do estado. Mas por enquanto só vamos oferecer os tratamentos que pudermos fazer igual ou melhor que Barretos (SP)”, diz.
A unidade de Porto Velho não possui tratamento feito por radioterapia e os 22 leitos de internação e os dois de pronto-atendimento ainda não foram liberados para utilização. "Os leitos serão liberados até o final da semana, estamos apenas ajustando os último detalhes de infraestrutura e de contratação de pessoal", afirma o diretor.
 As sessões de quimioterapia começaram a ser aplicadas na tarde desta segunda-feira (16) e o paciente Nésio Rodrigues de Matos, de 48 anos, já se beneficiou do tratamento.
“Eu moro em Vilhena (RO) e era muito desgastante ir até Barretos (SP) em busca de atendimento. Agora posso ficar perto da minha família e ter um desgaste menor pela viagem até Porto Velho”, conta seu Nésio. O paciente faz quimioterapia há dois meses em Barretos (SP) e agora poderá continuar o tratamento em Porto Velho.
Triagem
Entretanto, nem todos os casos poderão ser atendidos na capital. Primeiros os pacientes passarão por uma triagem na unidade de Porto Velho e dependendo da complexidade do caso serão ou não encaminhados para Barretos (SP).
É o caso de Maria de Almeida dos Santos, de 59 anos, que espera pela primeira consulta. “Vou passar por uma triagem para estudarem meu caso e ver se posso fazer meu tratamento aqui ou em outro hospital. Espero ficar aqui, seria muito melhor”, diz.
Outra paciente que aguardava uma consulta nesta terça-feira (17) era a Creuza Leandro da Silva, de 63 anos, que faz tratamento contra um câncer no reto há dois anos.
“Moro em Cacoal e ficou mais simples vir para a capital fazer as consultas. Vou ter que continuar meu tratamento em Barretos (SP), mas ainda é mais simples vir até aqui para fazer as consultas e ir para lá com o encaminhamento já pronto para as sessões de quimio ou para a próxima cirurgia”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário