MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Governo do Uruguai quer promover leilão de aviões da Pluna


Projeto de para liquidar companhia aérea foi enviado ao parlamento.
Aérea uruguaia Pluna deixa de voar por tempo indeterminado.

Do G1, com informações da Reuters
O governo uruguaio anunciou nesta segunda-feira (9) o envio ao parlamento de um projeto de lei para liquidar rapidamente a companhia aérea Pluna e leiloar parte de sua frota, buscando assim estruturar uma nova companhia e não perder competitividade.
A iniciativa busca acelerar os processos dispostos na legislação nacional, no âmbito do processo de falência, uma vez que na quinta-feira foram cancelados todos os voos da companhia aérea.
"As aeronaves, segundo o que foi disposto no projeto, serão deixadas em um depositário que se encarregará de levá-las a leilão", disse o ministro da Economia, Fernando Lorenzo, em entrevista.
Aviões da Pluna no aeroporto de Montevidéu, no Uruguai. A empresa deixou de operar no Brasil na quinta-feira (5), e a Anac afirmou que está fiscalizando a prestação de assistência aos passageiros a companhia. (Foto: Miguel Rojo/AFP)Aviões da Pluna no aeroporto de Montevidéu, no Uruguai, em foto de sexta. (Foto: Miguel Rojo/AFP)
Serão ofertados sete dos 13 aviões Bombardier CRJ900 NextGen, que são garantia do crédito autorizado pelo Estado uruguaio para as aquisições e cujo valor supera os R$ 135 milhões. Está previsto que o leilão se realize, no máximo, em 60 dias, segundo o projeto de lei.
Posteriormente, e de forma independente às aeronaves, o Poder Executivo negociará com o proponente as frequências que a Pluna dispõe na Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, além da contratação de mais de 700 trabalhadores que se encontram, desde a quinta-feira, sob seguro-desemprego.
"Nós estamos convencidos de que sete aviões, mais frequências e trabalhadores à disposição para começar a voar no dia seguinte, (fazem) o negócio atrativo por si só, em matéria aérea", disse o ministro dos Transportes, Enrique Pintado.
Caso se concretize o leilão, a companhia aérea seria privatizada, após 75 anos com participação do Estado.
Problemas financeiros
Em um breve comunicado, a Pluna informou sobre sua decisão advertindo que "a situação econômico-financeira da empresa torna impossível assegurar uma adequada operação".
A Pluna anunciou a suspensão das atividades ao término do segundo dia de uma greve de 48 horas realizada pelos funcionários da companhia desde a noite de terça-feira, para reivindicar informações sobre os planos de futuro da empresa e a busca de um sócio que assuma o pacote de 75% das ações em venda da mesma.
No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou nesta sexta-feira (6) que está fiscalizando a prestação de assistência aos passageiros atendidos pela empresa. Segundo a agência, a empresa aérea uruguaia pode ser multada em até R$ 360 mil reais por voo e ter sua autorização para operar no Brasil cassada caso não preste a assistência devida aos passageiros afetados pela paralisação de suas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário