MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Frutas amazônicas são ricas em vitaminas e previnem doenças


Baixo consumo das frutas tropicais preocupa pesquisadores da UFPA.
Consumo de frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Do G1 PA

Açaí, araçá e bacuri são exemplos da variedade de frutas tropicais que a região Amazônica oferece em suas florestas. Mesmo com a abundância, algumas dessas frutas são pouco consumidas pela população local.
O fato preocupa pesquisadoras da Universidade Federal do Pará (UFPA), já que as frutas regionais são ricas em vitaminas e têm o poder de diminuir riscos de doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Veja o benefício de algumas frutas tropicais:
Açaí
Em abril, o litro do açaí médio, o mais consumido pela população, aumenta em mais de 4% com relação a fevereiro. (Foto: Ary Souza/O Liberal)Açaí é rico em propriedades nutricionais.
(Foto: Ary Souza/O Liberal)
O paraense que não dispensa tomar açaí está fazendo um bem enorme para a sua saúde. Rico em propriedades nutricionais, ele se destaca por apresentar teores consideráveis de antocianinas e vitamina E, estruturas antioxidantes que combatem os radicais livres, diminuindo, assim, o estresse oxidativo.
Estudos epidemiológicos vêm mostrando que o consumo de frutas ricas em antocianinas diminui o risco de doenças cardiovasculares, processo inflamatório e diversos tipos de câncer. O açaí apresenta teor elevado de ácidos graxos insaturados, considerado como gordura ‘boa’. Apesar das propriedades nutricionais, o fruto não deve ser consumido em demasia, devido ser calórico.
Bacuri
Bacuri  (Foto: Camila Lima/O Liberal)Bacuri é encontrado em feiras.
(Foto: Camila Lima/O Liberal)
Além do açaí, muitas outras frutas tropicais são ricas em nutrientes, como o bacuri, que possui bons teores de fibra alimentar, ajudando na digestão, e de vitamina B2, que auxilia na produção de energia para o organismo.
Buriti
Já o buriti destaca-se pelo seu elevado teor de beta-caroteno, elemento importante para diferenciação celular, evitando o risco de diversas doenças, tais como degeneração macular e aterosclerose. Devido sua capacidade antioxidante, previne o envelhecimento precoce e auxilia no aumento da resistência do organismo.
Pupunha
Pupunha  (Foto: Paula Sampaio/ O Liberal)Pupunha reduz o colesterol.
(Foto: Paula Sampaio/ O Liberal)
A pupunha é elemento essencial para o crescimento, desenvolvimento, manutenção de tecidos epiteliais, reprodução, sistema imunológico e, em especial, para o funcionamento do ciclo visual na regeneração de fotorreceptores. Além deles, também pode ser identificado, nas pupunhas, os tocoferóis, ou vitamina E. O fruto também possui ação bactericida, fungicida e anti-inflamatória. Estudos demonstram que tem ação na redução do colesterol sanguíneo.
Consumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada pessoa deve consumir cerca de 100 kg de frutas por ano, um dado que, no Brasil, chega a apenas 62 kg por habitantes. Para a professora Luiza Meller, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UFPA, e a discente Carolina Bezerra, do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, o consumo de frutas tropicais na região Norte também é muito baixo.
As pesquisadoras constataram na população a deficiência de vários minerais e vitaminas , encontradas em frutas da região. As frutas apresentam diversas vitaminas que trazem uma série de benefícios para o ser humano, seja para o corpo, como pele, cabelo, seja para a prevenção de algumas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário