MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de julho de 2012

Frio, férias e vacinação contra gripe A afastam doadores de sangue no RS


Hemocentros de todas as regiões do estado estão precisando de doadores.
Cirurgias podem ser suspensas em Passo Fundo por falta de sangue.

Do G1 RS

Os hemocentros de todo o Rio Grande do Sul estão precisando urgentemente de sangue. Entre os principais motivos para o afastamento dos doadores no estado estão o frio, as férias de julho e a vacinação contra a gripe A H1N1, como mostra a reportagem da RBS TV.
O hemocentro de Cruz Alta atende 32 municípios da Região Noroeste. A cada mês, precisaria de um estoque de 600 bolsas de sangue. Normalmente, o local arrecada metade disso. Mas a situação atual é ainda pior. O estoque em Cruz Alta está com apenas 30 bolsas.
"A nossa realidade é de nenhum doador, um, dois, quatro doadores. Isso não é suficiente pra atender a nossa demanda, que é regional", disse Lidiane Coradini Carvalho, enfermeira do hemocentro de Cruz Alta.
Em Cruz Alta, 71% da população foi vacinada contra a gripe A H1N1. A maior parte na última semana, o que impede a doação de sangue por um mês. Com isso, a sala de coleta do hemocentro tem ficado vazia quase todos os dias.
"Como a vacina da gripe é uma vacina viral, existe esse período de espera, porque, se for coletado sangue desse paciente durante esse período de um mês, poderá dar falso positivo para outras doenças, como hepatite, aids", explica o diretor técnico do Hemocentro de Cruz Alta, João Carlos Heberle.
As férias e o frio também afastaram os doadores. O Hemocentro do Estado, em Porto Alegre, precisa de sangue de todos os tipos, já que o estoque está 50% abaixo do normal.
Em Passo Fundo, o Hospital São Vicente de Paulo recebia, em média, 60 doações por dia. Mas o número de doadores caiu para 20. Se a situação continuar assim, as cirurgias podem ser suspensas na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário