MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Falta de leitos de UTI neonatal causa transtornos em São Luís


Grávida não conseguiu antendimento na rede credenciada pelo plano.
Segundo o CRM, a rede disponível não é suficiente para atender a demanda.

Do G1 MA com informações da TV Mirante
O nascimento de uma criança, normalmente traz só alegria para os pais, mas muitas vezes pode se tornar um drama para famílias que procuram leito em uma UTI neonatal, na capital.
Mesmo para quem tem plano de sáude, há carência de médicos e de leitos em hospitais particulares. Segundo o Conselho Regional de Medicina, a rede disponível não é suficiente para atender a demanda.
Antes de completar os nove meses de gestação, a esposa de Antônio Carlos entrou em trabalho de parto. Era o início de uma peregrinação pelos hospitais credenciados pelo plano de saúde da família. Em um hospital no Centro, a família foi informada de que não havia médico para atender a paciente, nem leito neonatal disponível.
A grávida só foi atendida em uma maternidade pública no bairro da Cohab. Mãe e filha permancem interndas em um leito da Maternidade Marly Sarney.
O sub-secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite falou sobre o caso, e afirmou que serão criados novos leitos de UIT neonatal em todo o Estado. "Todas as unidades percorridas foram unidades particulares, e a situação terminou se equacionando na maternidade Marly Sarney, que é pública. Em 2009 nós tínhamos 16 mil leitos. Em 2010 nós já temos 213 novos leitos de UTI, localizados em algumas regiões do Estados como Bacabal, Santa Inês e Pinheiro. Na próxima quarta-feira, vamos inaugurar as unidades de Peritoró, Alto ALegre do Maranhão, e em agosto, de Coroatá, nós vamos diminuir esse déficit", disse.
Ainda segundo o sub-secretário, na capital, serão criados mais 150 leitos de UTI neonatal, inclusive na maternidade Marly Sarney, mostrada na reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário