MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exposição em Gramado conta história de raça de cão tradicional no RS


Exemplares da raça Cimarron foram exibidos em Gramado.
Uruguaios que criam cachorros desta raça participaram do evento.

Do G1 RS

Os criadores Marcos Gomes (E), do Brasil, e Adrian Aran (D), do Uruguai, com os cães Tabaré e Nazarena de Alfares (Foto: Helder Ramos/Parque Gaúcho)Os criadores Marcos Gomes (E), do Brasil, e Adrian Aran (D), do Uruguai, com os cães Tabaré e Nazarena de Alfares (Foto: Helder Ramos/Parque Gaúcho)
A 1ª Exposição Oficial da Raça Cimarron no Rio Grande do Sul ocorreu neste final de semana no Parque Gaúcho, em Gramado, na Serra. Depois de quase ser extinta, a raça que acompanhou a formação e a evolução do gaúcho no pampa foi resgatada por criadores uruguaios na Serra de Rocha, na região Norte do Uruguai. Para a criadora Izabel Belloc Moreira Aragon, a exposição possui grande importância simbólica por ser a primeira realizada no Estado.

“Existem muitos criadores de cimarrons no Rio Grande do Sul, mas poucos possuem registro. Foi uma verdadeira vitória conseguir reunir 27 cães registrados”, disse a criadora.
Animais foram avaliados por juízes especializados (Foto: Helder Ramos/Parque Gaúcho)Animais foram avaliados por juízes especializados
(Foto: Helder Ramos/Parque Gaúcho)
Eleito o melhor macho da exposição, o cachorro Tabaré, da Cabanha Parque Gaúcho, ganhou seu primeiro prêmio. Ele também foi considerado o melhor cão na categoria aberta.
No evento também foi realizado o 2º Encontro Brasileiro e Uruguaio de Cimarroneiros, com palestras e oficinas e a participação de criadores do país vizinho. Nos animais que não possuíam registro, foram realizados exames para comprovar que são mesmo da raça Cimarron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário