MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Exame conclui que morte de bovinos no RS foi causada por bactéria


Universidade de Cruz Alta concluiu que causa foi batéria clostridium.
Mortes foram registradas em propriedade em Entre-Ijuís.

Do G1 RS

Hectares onde gado pastava foram isolados (Foto: Marcos Luft/RBS TV)Animais foram encontrados mortos em junho
(Foto: Marcos Luft/RBS TV)
O laboratório da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) confirmou que a morte de 58 bovinos em uma propriedade rural no interior de Entre-Ijuís, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi causada pela bactéria clostridium. Os animais foram encontrados mortos no dia 18 de junho.
O veterinário Tiago Pereira, que acompanhou o caso, explicou que das 14 variações do microorganismo, duas são responsáveis pela doença chamada carbúnculo, apontada inicialmente como a causa das mortes. A análise não detalhou se a mortandade foi provocada pela enfermidade.
De acordo com a Unicruz, a bactéria pode se manter viva no solo por até 15 anos e matar em questão de duas a três horas. A hipótese mais provável é que o contágio tenha ocorrido enquanto os animais pastavam. Em 19 de junho, outros 12 animais também morreram em Jóia. O veterinário Magno de Medeiros Lucena disse que exame do laboratório da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) confirmou que o rebanho foi vítima do mesmo tipo de bactéria que matou as 58 cabeças em Entre-Ijuís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário