MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Empresas e condomínios no Ceará investem em energia eólica


Ceará deve ser autosuficiente em energia eólica até 2016, diz governo.
Prédios com aparência de espelho usam placas para captar energia solar.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Empresas e condomínios estão investindo em energia eólica para reduzir os custos. Segundo o governo do estado, o Ceará deve ser autosuficiente em produção de energia eólica em 2016. O estado é o maior produtor desse tipo de energia no Brasil.
Por ser um investimento a longo prazo, empresários de diversos setores já demonstram preocupação com o fornecimento de energia e com o consumo sustentável. As janelas de prédios, com aprência de espelho, por exemplo, não são meros enfeites: economizam energia. Assim como as placas de captação de luz solar e os geradores eólicos.
“A motivação maior foi a preocupação com a sustentabilidade. E isso se transformou agora em uma bandeira constante nossa”, disse o diretor técnico de uma empresa, Geraldo Magela Alves. O novo mercado mostra que a tendência é investir em tecnologias como essas. A energia eólica consumida no primeiro condomínio construído com esses geradores representa 10% de tudo que é consumido na área externa. Os próximos empreendimentos devem produzir pelo menos cinco vezes mais.
O gerador eólico representa uma relação custo benefício que vai além da economia. Em uma empresa, a geração de energia limpa agrega valor junto com outras pequenas atitudes, como separar o lixo corretamente. “A gente soma também os benefícios sociais que estão ligados a essa relação. A gente tem de aproveitar todos benefícios, todos os tipos de energia que a natureza nos oferece”, afirmou o empresário Haroldo Menezes.
Para manter o equipamento ligado, responsável por uma conta de energia que chega a R$ 2,5 mil por mês, o gerador eólico foi uma das soluções encontradas. Ele sozinho consegue manter os computadores da máquina em atividade, porque produz 25% de tudo que é utilizado.
O Ceará precisa importar cerca de 70% de energia elétrica de outros estados para se manter abastecido. Os dados da Companhia Energética do Ceará (Coelce) revelam que o estado, que não para de receber novos empreendimentos, ainda precisa investir no setor energético

Nenhum comentário:

Postar um comentário