MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Em Porto Velho, revista da Turma da Mônica é lançada


O tema "Uma história que precisa ter fim" trata sobre drogas.
Mais de 100 mil exemplares vão ser entregues nas escolas municipais.

Taísa Arruda Do G1 RO

Personagens da Turma da Mônica animaram a festa. (Foto: Taísa Arruda/G1)Personagens da Turma da Mônica animaram a festa.
(Foto: Taísa Arruda/G1)
A praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Porto Velho ficou lotada na tarde deste domingo (15). Muitos pais aproveitaram o dia para levar os filhos para o evento da Turma da Mônica promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secreatria Municipal de Educação (Semed), Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Rondônia (Conen-RO) e Santo Antônio Energia. A festa foi organizada para o lançamento da revista "Turma da Mônica-Uma história que precisa ter fim".

Os personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali marcaram presença. A ação tem o objetivo de inserir nas escolas municipais com didática  lúdica e divertida o incentivo ao combate e prevenção do uso de drogas com os públicos infantil e infanto- juvenil. "Com a revista fica mais fácil para os professores transmitirem os ensinamentos a respeito do assunto para as nossas crianças. A didática já deu tão certo que a revistinha já está sendo traduzida para dezenas de idiomas. Temos que fazer a prevenção desde cedo", explicou o secretário de saúde Williames Pimentel.
A preocupação em realizar ações de prevenção e conscientização reflete o grande número de pacientes que estão sendo assistidos no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps). "Estamos com um índice muito alto de crianças de dez e 11 anos dependentes químicos. Prova disso é a inauguração, há uma semana, de um centro de tratamento especializado. Atendemos 250 pacientes entre dez e 17 anos de idade. Isso nos preocupa", afirmou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa, Rute Bessa.
Crianças aproveitam para ler a revista. (Foto: Taísa Arruda/G1)Crianças aproveitam para ler a revista.
(Foto: Taísa Arruda/G1)
Cerca de 40 mil crianças do ensino municipal vão receber a revista. O investimento de R$ 100 mil é da Santo Antônio Energia por meio de verba de compensação social. Cerca de 100 mil exemplares vão ser distribuidos. A ideia foi aprovada pelos pais. "É difícil conversar com os filhos sobre o assunto, drogas. Agora vou poder contar com a ajuda na escola", contou a autônoma Maria Dalva.
Pedro Augusto de sete anos vai ter a revista como companheira em sala de aula. "Eu gostei da história. Ensina a gente a não usar drogas". A mãe, administradora Maria de Lurdes, gostou do projeto. "Bastante interessante. É desde cedo que temos que conversar com nossos filhos e o tema drogas está muito perto da gente. Tem que tomar cuidado redobrado", disse Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário