MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de julho de 2012

Conflitos de terra no Pará são temas de reuniões em Marabá (PA)


Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo está no Pará.
Situação de cerca de oito fazendas da região com conflitos será analisada.

Do G1 PA

Mais famílias chegam para ocupar a Fazenda Cedro (Foto: Reprodução/TV Liberal)Trabalhadores sem-terra que ocupavam a Fazenda Cedro e integrantes da guarda armada da propriedade entraram em confronto no final de junho (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Até a próxima sexta-feira (27), a Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, liderada pelo ouvidor agrário nacional, Gercino da Silva Filho, realiza uma série de reuniões no sudeste do Pará para tentar resolver impasses entre trabalhadores rurais e proprietários de cerca de oito fazendas do estado.
Segundo Vitor Leal, da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Marabá (PA), as reuniões realizadas nesta segunda-feira (23) trataram da situação da fazenda Itacaiúnas, em Marabá (PA), que no início do mês de julho foi alvo de tensão entre trabalhadores sem-terra acampados no local e os funcionários da fazenda de propriedade do Grupo Santa Bárbara. Uma das decisões tomadas nas negociações desta segunda-feira (23) foi justamente a garantia de livre-acesso as fazendas.
Nesta terça-feira (24), "o tema deve se voltar para a Fazenda Cedro para analisarmos o andamento do processo e traçarmos metas para manter o local pacífico", explica Vitor Leal. No final do mês de junho, um conflito entre trabalhadores sem-terra e integrantes da guarda armada da Fazenda Cedro, em Marabá, deixou 14 pessoas feridas.
Além do ouvidor agrário nacional, do ouvidor regional e de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também participam da reunião a Pastoral da Terra, o Movimento dos Trabalhadores Sem-terra e representantes dos proprietários das fazendas da região.
As reuniões acontecem pela manhã e pela tarde nas sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Marabá e Tucuruí, mas se referem a situações em quatro municípios, incluindo as cidades de Breu Branco e Goianésia do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário