MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de julho de 2012

Começa a temporada das baleias jubarte no litoral sul da Bahia


Espécie começa a chegar em julho e fica na região até meados de outubro.
Turistas aproveitam passeios em alto mar para avistar os mamíferos.

Do G1 BA, com informações do Bom Dia Brasil

A partir do mês de julho começa a temporada das baleias no litoral baiano. As baleias jubarte chegam nesta época do ano e ficam até meados de outubro, período da primavera.
Até pouco tempo, Abrolhos, no extremo sul do estado, era o último refúgio da espécie. Agora, as baleias jubartes estão reocupando todo o litoral sul da Bahia, que tinham abandonado por causa da caça à espécie. Com a caça proibida há mais de dez anos, as baleias se sentem seguras e estão sendo avistadas em outros pontos da região.
Em Porto Seguro, por exemplo, já tem passeio especial para ver as baleias em alto mar. Depois de uma hora de navegação, os visitantes avistam a primeira baleia. “Achei muito interessante porque a curiosidade era grande de ver bem de pertinho, e o medo de não ver também estava grande. Mas já que vimos, eu estou bastante feliz”, diz Patrícia Dalte, turista de Goiás.
As baleias jubarte, conhecidas também como baleias corcundas, viajam por dois meses para acasalar e ter filhotes nas águas mornas, tranquilas e raras do extremo sul da Bahia. “É uma espécie migratória, então ela migra dos polos para os trópicos. No caso dessas que veem para a Bahia saem da Antártica. Ela percorre todo esse caminho até chegar aqui por conta das condições ideais de águas mornas e calmas para se reproduzir”, afirma a bióloga Thaís Mello.
A temporada de avistamento de baleias em Porto Seguro segue até meados de outubro. O passeio custa R$ 150 por pessoa. Um investimento que os turistas garantem que vale a pena, por causa da grandeza do espetáculo que presenciam no meio do mar. “A emoção foi muito grande. É muito legal ver o filhotinho e a mãe. Eu, como veterinária, adoro animais e ver de perto é maravilhoso”, diz a veterinária Ana Carolina Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário