MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Coleta de sementes de árvores vira fonte de renda para famílias na Bahia


Ação também ajuda a reflorestar áreas de proteção ambiental.
Trabalho rende em média R$ 300 a cada dois meses para os catadores.

Do G1 BA, com informações da TV Oeste

Um projeto de coleta de sementes nativas de mais de 50 espécies do serrado está proporcionando uma nova fonte de renda para famílias do assentamento Rio de Ondas, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O projeto também ajuda a reflorestar áreas de proteção ambiental.
Participam da ação, que é resultado de uma parceria entre a prefeitura do município e organizações não-governamentais, 25 famílias do assentamento. Uma das preocupações dos trabalhadores é não causar danos ao meio ambiente. "A gente não prejudica o meio ambiente, tem o cuidado para não quebrar galho e quando tem pouco da espécie você não colhe 100% das sementes”, conta Firmino Rocha, presidente da associação de moradores do assentamento Rio de Ondas.
De acordo com João Santana, coordenador do Instituto Lina Galvani, os trabalhadores têm orientação de técnicos para coleta e armazenagem das sementes de forma correta. “A gente presta assessoria técnica aos produtores, os proprietários rurais, para a restauração das áreas de proteção no sentido de que haja uma adequação ambiental dessas propriedades e que a gente tenha uma preservação maior, tanto da biodiversidade, quanto dos recursos hídricos”, explica Galvani.
A coleta começa no início da manhã e às vezes vai até a tarde. Para chegar ao local de trabalho, as famílias têm que caminhar em uma estrada de chão por quase 5 km. Depois da coleta, os agricultores entregam os sacos com as sementes na sede da agrovila, localizada também no assentamento. Este trabalho rende em média aos catadores R$ 300 a cada dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário