MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Círio de Nazaré é tema de estande em feira católica em São Paulo


Evento católico vai divulgar a maior festa religiosa que ocorre em Belém.
Durante a programação, organizadores vão realizar uma procissão.

Do G1 PA
Chegada da santa à Basílica de Nazaré durante a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), em 2010. (Foto: Arquivo/Tarso Sarraf/AE)Chegada da santa à Basílica de Nazaré durante
a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré,
em Belém (PA), em 2010. (Foto: Arquivo/Tarso
Sarraf/AE)
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro, em Belém, no Pará, é tema do estande do estado na 9ª edição da Expocatólica. A feira começa nesta quinta-feira (5), no Expocenter Norte, em São Paulo, e segue até domingo (8).
Realizado desde 2003, o evento reúne marcas, produtos e serviços voltados para o público católico. O evento deve reunir mais de 200 expositores nacionais e internacionais no salão azul do Expocenter Norte.
Entre os eventos paralelos realizados está o Salão Internacional de Turismo Religioso – Peregrinus, um espaço dentro da feira que reúne os principais santuários e destinos religiosos do mundo. No estando do Pará, a Basílica de Nazaré será apresentada como um dos mais belos e visitados no Brasil.
Elevada à condição de santuário mariano, a igreja é o ponto de chegada da romaria do Círio, que reúne cerca de dois milhões de pessoas, segundo os organizadores da festa. A procissão começa na catedral, na parte histórica de Belém, e percorre 4,5 quilômetros até a Basílica.
A imagem da padroeira da Amazônia é conduzida em uma berlinda, ornamentada com flores naturais, atrelada a uma corda de mais de 300 metros, puxada por milhares de promesseiros, em uma demonstração de dor, sacrifício e devoção.
A festividade do Círio de Nazaré dura 15 dias. Além da procissão do segundo domingo, outras romarias acontecem durante a chamada “Quadra Nazarena”. Entre os eventos mais festejados estão o Círio das Crianças, a Procissão da Festa, o Círio da Juventude, o Círio Fluvial e a Rodoromaria. Para a igreja, o Círio é a maior expressão da religiosidade do catolicismo popular na região Norte.
O layout do estande do Pará foi elaborado para fazer alusão à Basílica Santuário de Nazaré, fazendo com que o visitante sinta-se praticamente dentro do templo católico. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré tem local de honra no estande para poder ser visitada e venerada pelos visitantes, que também receberão como brinde o cartaz do Círio 2012.
Romaria
Dentro da participação paraense está programado para o sábado (7), um cortejo pela feira com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a partir das 11h30. Uma pequena romaria seguirá pelo pavilhão até o palco central, onde haverá a apresentação do maestro Paulo José Campos de Melo e da soprano Dione Colares, que interpretarão músicas alusivas ao Círio, dentre elas a canção considerada o hino oficial da festa, “Vós sois o lírio mimoso”.
Quem conduzirá o cortejo será o padre José Maria Ribeiro, religioso paraense que atualmente preside a Associação Nacional de Presbíteros do Brasil e atualmente reside em Brasília. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, fará um convite especial aos participantes para que visitem Belém no Círio de Nazaré.

Serviço
Expo Center Norte - Pavilhão Azul, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Feira aberta até domingo (8), das 11h às 20h. No domingo, a feira termina às 18h.
Entrada gratuita para comerciantes, profissionais e religiosos que comprovarem vínculo com entidade. Demais visitantes podem doar 1kg de alimento não perecível (exceto sal) ou R$ 5,00.

Vista aérea da procissão do Cirio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, que acontece há mais de 200 anos e é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro, reunindo milhares de fiéis e pagadores de promessas, nas ruas de Belém, no (Foto: TARSO SARRAF/AE/AE)Vista aérea da procissão do Cirio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, que acontece há mais de 200 anos e é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro, reunindo milhares de fiéis e pagadores de promessas, nas ruas de Belém, no (Foto: TARSO SARRAF/AE/AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário