MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caso de catapora fecha unidade neonatal de hospital em Belém


Hospital das Clínicas Gaspar Vianna precisou isolar o local.
Unidade não poderá receber mais pacientes até, pelo menos, dia 22 de julho.

Do G1 PA

Um bebê de cerca de um mês de vida foi diagnosticado com varicela, doença conhecida como catapora, na última segunda-feira (09), em Belém. Como a criança já estava internada na Unidade Neonatal de Tratamento Intensivo (UTI neonatal), o Hospital das Clínicas Gaspar Vianna precisou isolar o local, que não pode receber mais pacientes até, pelo menos, o dia 22 de julho.
As mulheres que buscarem a unidade para realizar partos serão encaminhadas para outros hospitais. O caso já foi notificado para a Secretaria Municipal de Saúde de Belém e ao Governo do Estado.
Após o diagnóstico, a criança foi medicada e colocada em isolamento respiratório para evitar contaminar os demais recém-nascidos da unidade, que também foram submetidos à imunização preventiva.
O bebê com catapora foi transferido para o Hospital no dia 5 de julho, vindo do município de Bragança, no nordeste do estado. A criança apresentava o quadro de cardiopatia congênita e a catapora só foi diagnosticada quatro dias após a internação. Atualmente o bebê permanece entubado, para que seja avaliada a complexidade cardíaca e identificada a possibilidade de uma cirurgia.
Bebê de menos de um mês foi diagnosticado com catapora, doença transmissível que poderia infectar os demais. (Foto: Carlos Sodré / Agência Pará)Bebê de menos de um mês foi diagnosticado com catapora, doença transmissível que poderia infectar os demais. (Foto: Carlos Sodré / Agência Pará)
De acordo com a diretora do hospital, Ana Lydia Cabeça, a equipe está tomando todas as precauções necessárias para a recuperação da criança e para a proteção das demais que estão sendo tratadas na UTI.
“Todas as medidas de segurança para prevenir a transmissão de infecção a outras crianças foram feitas, desde o tratamento da criança que apresenta o quadro até a imunização das demais. Como estamos com todos os 10 leitos ocupados, não vamos poder abrir novos", revela.
Mesmo que as demais crianças internadas na UTI possam estar em condição de alta hospitalar, elas têm de ficar por um período de 10 dias, a partir da entrada, em observação. Segundo o hospital, os demais setores do local não apresentam nenhum risco de contaminação.
O fechamento da UTI do Hospital Gaspar Vianna acontece na mesma semana em que denúncia de um médico revela que a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia em Belém, maior maternidade do estado, está superlotada abrigando 140, apesar da capacidade de internação ser de 107 bebês recém-nascidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário