MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Blocos do Fortal pensam em cores e temas na hora de produzir os abadás


'Passaporte da micareta' é pensado meses antes do Fortal começar.
21ª edição da micareta acontece de 19 a 22 de julho, em Fortaleza.

Do G1 CE

A troca dos abadás para o Fortal 2012 já começou. É nessa hora que as cores e os modelos do “passaporte da micareta” são revelados e podem ganhar novas formas nas mãos dos foliões. O G1 conversou com os blocos mais antigos do carnaval fora de época de Fortaleza para saber como são pensados os abadás.
Foliãs acrescentam adereços ao abadás no Fortal. (Foto: Sirigüela/Divulgação)Abadás ganham várias versões nas mãos das foliãs
(Foto: Sirigüela/Divulgação)
Tradição
No Sirigüela, um dos blocos mais antigos da avenida, com 19 anos, os abadás sempre têm alguma relação com a banda carro-chefe, o Chiclete com Banana, ou com a história do próprio bloco. “A gente sempre pensa em um mote e o pessoal da arte pensa no desenho”, explica um dos diretores do Sirigüella, Carvalho Júnior.
Em 2012, o tema do bloco é rede social e, durante as campanhas, o bloco já brinca com a linguagem da internet com os foliões. Segundo o diretor, o bloco também leva em conta a opinião dos brincantes. “Sempre estamos abertos, vamos ouvindo as críticas e sugestões”, diz. A escolha, geralmente, começa a ser pensada no aniversário do bloco no mês de março. Em média, são confeccionados 3.200 abadás do Sirigüela.
No caso do abadá do Nana Banana, bloco alternativo do Sirigüella e de outros foliões, é decidido pela próprio Chiclete com Banana. A banda criou o bloco que está presente no Fortal desde 1995.
Bloco Eh Loco tem público mais jovem  (Foto: Eh Loco/Divulgação)Bloco Eh Loco tem público mais jovem (Foto: Eh Loco/
Divulgação)
Cores
Outro bloco que sempre trabalha com temas para produzir é o Eh Loco. Este ano, os foliões do bloco vão entrar na avenida vestindo a ideia da sustentabilidade. Cada dia de brincadeira vai trazer elementos específicos. Na sexta-feira (20), o abadá lembrará a energia, no sábado (21), a água, e, no domingo (22), a floresta.
“Cada bloco busca um estilo. Adotamos o modelo camiseta porque o nosso público é o mais jovem e usa também no dia a dia para ir para praia, academia. A nossa marca acaba circulando depois do Fortal”, conta o diretor Renato Barboza. Entre os temas que já foram lembrados pelo bloco que tem cinco anos de história na micareta cearense estão os gêneros da música, em 2009, e uma homenagem aos 20 anos do axé, em 2010.

As ideias e os temas do Eh Loco começam a ser pensados no mês de novembro. Em média, são produzidos 4 a 5 mil abadás para os foliões do bloco. Além das cores e desenhos, todos os abadás dos blocos do Fortal devem alguns elementos em comum, como a logomarca, os patrocinadores, os nomes da banda e os dias de folia. “O abadá é sempre uma surpresa pro folião e uma forma para evitar fraude”, conta.
Segundo o diretor do bloco, uma das preocupações é com as cores. “A gente procura levar para a avenida cores alegres. O colorido, a mistura de cores faz a diferença. Quem olha no camarote, vê como o bloco está bonito”, afirma Barboza.
Cerveja & Coco chega ao sétimo ano no Fortal (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)Cerveja & Coco chega ao sétimo ano no Fortal
(Foto: Kiko Silva/Agência Diário)
Da mortalha ao abadá
Pedrinho da Rocha é quem pensa o abadá do Cerveja & Coco, que chega ao sétimo ano no Fortal. O designer, que mora em Salvador, está na área há 35 anos e contabiliza cerca de 500 trabalhos, entre abadás e mortalhas, fantasias anteriores ao modelo usado hoje. Para o Fortal 2012, o artista criou uma estampa do bloco inspirada em formas geométricas e busca dar um toque de modernidade para a festa.
“A criação é uma soma de informações: do povo do bloco, da cidade, das bandas e artistas, de um ponto de vista meu”, explica Pedrinho. Apesar de ressaltar que não há regras na criação, as preferências do designer podem ser observadas no "corredor da folia".
“Eu gosto muito do resultado do branco na rua, principalmente à noite, mas não dá fazer isso sempre. Só em um bloco são três abadás, temos que nos valer de todas as combinações possíveis”, revela. Ao todo, foram produzidos 4.000 abadás do Cerveja & Coco neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário