MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Baleias-francas aparecem no Litoral de Santa Catarina no fim de semana


Cinco animais foram avistados por moradores em Imbituba.
Aparições de baleias nessa época do ano são raras.

Do G1 SC

Primeira baleia-franca registrada em foto, no dia 30, nesta temporada de reprodução. (Foto: Divulgação)Primeira baleia-franca registrada em foto, no dia 30 de junho, nesta temporada (Foto: Redrodução RBS TV)
Cinco baleias-francas foram avistadas no Litoral de Santa Catarina no último sábado (14). De acordo com o Instituto Baleia Franca (IBF), moradores viram quatro baleias na Praia da Ribanceira e uma na Praia da Vila, em Imbituba. Segundo o IBF, neste período do ano as aparições desses animais são raras.
A melhor época para observar as baleias na principal área de concentração, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de outubro. A área que se concentra entre Florianópolis e o Balneário Rincão, no Sul catarinense, recebeu 172 animais em 2011. O recorde de aparições aconteceu em 2006, com 194 baleias. Segundo o IBF, a observação de baleias, conhecida como 'whalewatching', gera cerca de R$ 1 bilhão de dólares por ano no mundo.
O avistamento pode ser feito através de embarcações autorizadas ou por terra, em pontos elevados, como costões ou morros. As embarcações seguem uma série de regras, como distância mínima, desligamento dos motores e tempo de observação. Barcos sem autorização podem ser multados caso se aproximem das baleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário