MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Baiana sem documentos há 13 anos não consegue registrar filhas


Ivani Santana teve documento retido pela Justiça para trocar nome da mãe.
Por conta disso, ela não tem como marcar consultas e perde benefícios.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé

Há 13 anos, a baiana Ivani Santana teve os documentos retidos pela Justiça por causa de um processo de troca do nome da mãe em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. O caso ainda não foi resolvido e por isso, ela e as três filhas vivem sem nenhum documento.
Quando tinha um ano de idade, Ivani foi registrada pelo pai e pela madrasta que apareceu na certidão de nascimento dela como mãe. Aos três anos de idade, ela foi morar com a mãe biológica e, em 1999, decidiu entrar na Justiça para corrigir o nome da mãe. Os documentos dela foram retidos para que houvesse a troca. Por determinação da Justiça, foi feito um exame de DNA, que comprovou a identidade da mãe biológica.
Segundo Ivani, a Justiça solicitou que a madrasta também fizesse o exame de DNA para comprovar que não era a sua mãe. Mas Ivani conta que, quando a Justiça fez o pedido, a madrasta já tinha se separado de seu pai, se mudado para São Paulo e se recusou a fazer o exame.
Hoje, com 28 anos, ela diz que já sofreu bastante por falta de documentos, inclusive com impedimento de ir ao médico.“Eu não tenho documento nenhum nas mãos. Fico doente e não posso ir para o hospital e fico dentro de casa, com a ajuda dos vizinhos, que me dão remédio”, disse Ivani.
Ela informou ainda que as filhas também não conseguem ir ao médico por falta de documentos. “Não consegui registrar nenhuma das três meninas. Isso é muito triste porque minhas filhas já estão crescendo sem documento nenhum. E eu sem conseguir receber benefício. O pai delas mora em São Paulo. Ele inclusive me chamou para ir morar lá, só que não pude ir por causa do documento”, explicou.
O caso está sendo acompanhado pela Defensoria Pública de Feira de Santana. A coordenadora do órgão, Sandra Falcão, informou que enquanto o processo não for concluído, Ivani pode solicitar a segunda via da certidão de nascimento para conseguir tirar outros documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário