MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de julho de 2012

Avião lança sementes de araucárias para reflorestamento no RS

Ação faz parte de um projeto lançado pelo governo do estado.
Previsão é plantar mais de 10 milhões de mudas nos próximos três anos.


Um projeto desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Sul testa uma técnica de plantio de araucárias que usa o avião para fazer o lançamento de sementes para o reflorestamento.

A araucária perdeu espaço para plantações nas últimas décadas no estado. De acordo com estudos, a mata original, que chegou a ocupar 25% do território, não atinge 1% de área. Para acelerar o cultivo de mudas foi testada uma técnica de plantio aéreo. Em cada voo são lançados 500 quilos de pinhão. As sementes caem pela plataforma a 15 metros até atingir o solo. O avião faz o trabalho que na natureza seria da gralha.
Foram semeados 1,6 mil quilos de pinhão em 40 hectares de duas ilhas no rio Passo Fundo cedidas por uma usina hidrelétrica. A germinação será monitorada pela Universidade Federal de Santa Maria. “Nossa ideia é acompanhar o desenvolvimento das plantas durante dois anos, até que as sementes estejam firmes”, diz o engenheiro florestal Fabiano de Oliveira Fortes.
A ação faz parte de um projeto lançado pelo governo estadual que prevê o plantio de mais de 10 milhões de mudas nos próximos três anos. O agricultor que participar irá receber um certificado que permite cortar a madeira e fazer a colheita de pinhão.
A araucária começa a produzir sementes entre 10 e 15 anos depois do plantio. A árvore é protegida por lei e pode durar mais de 200 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário