MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Anatel anuncia suspensão de venda de chips da Oi, Claro e TIM


Decisão foi anunciada nesta pelo presidente da Anatel, João Rezende.
Empresas terão de apresentar planos de investimento para reverter decisão.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, anunciou nesta quarta-feira (18) que estão suspensas, a partir da próxima segunda-feira (23), as vendas de "chips" das empresas de telefonia móvel Oi, Claro e TIM, que estão entre as quatro maiores operadoras do país. As empresas, porém, não será multadas - a não ser que descumpram a determinação de suspender as vendas.
Juntas, de acordo com dados da Anatel, as empresas respondem por 70,12% do mercado de telefonia móvel do país. No caso da TIM, a decisão vale para 19 estados brasileiros, enquanto que, para a Oi, são 5 os estados afetados e, para a Claro, as vendas estão suspensas em três unidades da federação. Mesmo antes do anúncio formal da decisão, as ações da Oi e TIM já sofreram perdas nos negócios desta quarta na Bolsa de Valores de São Paulo. 
A decisão, que engloba os serviços de voz e dados, foi motivada por problemas na qualidade dos serviços prestados, informou a Anatel. As vendas poderão ser retomadas, segundo Rezende, somente após as empresas apresentarem planos de investimentos, o que deverá ser feito dentro de até 30 dias, contendo metas para resolver problemas apresentados. De acordo com o presidente da Anatel, a agência terá de aceitar as condições deste plano.
"É uma medida extrema para arrumação do setor. Queremos que as empresas deem uma atenção especial a qualidade da rede, principalmente com relação às constantes interrupções que têm sido sentidas no mercado. É uma solução extrema", declarou o presidente da Anatel, João Rezende. Ele lembrou que o país terá desafios nos próximos anos, com o início do serviço 4G, com a Copa das Confederações e, também, com a Copa do Mundo de 2014.
Segundo Rezende, o mercado de telefonia móvel tem apresentado constante crescimento no país, sendo cada vez mais demandado pela população brasileira, principalmente com relação à internet móvel. "Os aplicativos sociais têm exigido cada vez mais serviços, cada vez mais rede para os usuários. Eles têm demandado muito esse serviço, exigindo qualidade nos serviços das operadoras", acrescentou ele. De acordo com o presidente da Anatel, os serviços, em alguns estados do país, chegam a registrar índices de reclamação de 100% no que se refere à qualidade da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário