MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agricultores desocupam sede do Incra em Porto Velho


Convênio para a reativação do Conseleite foi firmado em Rondônia.
Comissão ainda vai se reunir com membros do Incra nacional.

Do G1 RO

Agricultores se organizam para voltar ao campo. (Foto: Flaviane Azambuja/G1)Agricultores se organizam para voltar ao campo. (Foto: Flaviane Azambuja/G1)
Depois de bloquear a BR-364 e ocupar a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Velho - em protesto ao alto índice de violência no campo, falta de estruturas para os trabalhadores rurais e mais de 150 reivindicações - por volta das 15h30 desta quinta-feira (5), cerca de quatro mil trabalhadores rurais desocuparam a sede do instituto e voltaram para o campo.
A decisão foi definida após uma reunião com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, no Palácio do Governo. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Lázaro Dobre, parte das reivindicações foram atendidas. "O governador nos pediu um prazo de uma semana para regularizar os recursos para a habitação rural", conta.
Outros termos acertados com o governo foram a assistência técnica para os agricultores e a retomada do convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a reativação do Conselho Estadual do Leite em Rondônia (Conseleite). "A ativação desse convênio foi uma das principais reivindicações da categoria. Há mais de um ano estamos com o Conseleite inoperante no Estado", diz Dobre.
Na próxima quarta-feira (11), uma comissão de agricultores vai se reunir com representantes do Incra Nacional para acertar outras reinvidicações com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário