MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Agricultores de SP trocam as lavouras de trigo pela canola


Grão é cultivado principalmente no RS e no PR.
O clima ajudou e a expectativa é de uma boa colheita.

Do Globo Rural

A época é de florada nas lavouras de canola, o amarelo vai até onde a vista alcança. A área fica no município de Arandu, sudoeste de São Paulo, um dos principais centros produtores de grãos do estado.
Para os agricultores da região, a canola é uma novidade. Ela surge como uma opção de cultura para o inverno e o pessoal está otimista.
Luiz Antonio Jovelli decidiu diminuir a área com o trigo, que não está com preços atraentes. É a primeira vez que ele investe na canola. A colheita será no fim de agosto e a produtividade na região deve girar em torno de 30 a 50 sacas por hectare, número considerado bom.
A canola é cultivada, principalmente, nos estados do Sul. Este ano, o Brasil deve colher 53 mil toneladas do grão, que pertence à mesma família da couve e do repolho e é usado para produzir biodiesel e óleo comestível.
Paulo Sérgio Bettini fez o plantio tardio. A altura das plantas ainda é baixa e as flores não brotaram. Ele cultiva o grão pelo segundo ano no município de Itatinga. Na safra anterior, a estiagem atrapalhou, mas agora Sérgio acredita que será diferente.
O clima tem ajudado. O agricultor destinou 50 hectares para a canola e calcula uma colheita de 90 toneladas. A venda da safra está garantida, a compra será feita por uma empresa do Paraná. "O preço é na base da soja e a tendência é de valor estável. A canola deve ter um bom rendimento", conta animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário