MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Teste com protótipo de energia solar em semáforos de Manaus é iniciado


Instituto analisa custos e benefícios dos equipamentos de energia.
Dois protótipos estão instalados na rede de sinalização semafórica.

Adneison Severiano Do G1 AM

Um dos esquipamentos está instalados na Avenida Mário Ypiranga com a Rua Salvador (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Um dos equipamentos está instalado na Avenida Mário Ypiranga com a Rua Salvador (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciou testes em um protótipo de aparelho de armazenagem de energia na rede de sinalização semafórica de Manaus. Conforme o órgão, a medida tem como objetivo manter a operação dos semáforos mesmo em situações de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Atualmente, dois protótipos de tipos diferentes de equipamento estão instalados na rede de sinalização da cidade. Um painel solar no semáforo está situado no cruzamento da Avenida Mário Ypiranga com a Rua Salvador, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. No semáforo localizado no entroncamento da Avenida Constantino Nery com a Pedro Teixeira, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, um protótipo de bateria também foi implantado.

Segundo o diretor de engenharia do Manaustrans, Alcy Silva, apenas um dos equipamentos teve os testes iniciados. “Na Constantino Nery com a Pedro Teixeira instalamos uma bateria criada especialmente a pedido da Prefeitura. O equipamento tem carga para manter o fornecimento de energia durante até setes horas, em casos da falta de energia na rede elétrica no local. O painel solar no semáforo da Mário Ypiranga ainda não há previsão para o fabricante iniciar os testes”, revelou.

O diretor de engenharia do Manaustrans enfatizou ainda que o objetivo é identificar equipamentos de menor custo com maior benefício para implantação na sinalização da capital. “Estamos viabilizando meios alternativos para o fornecimento de energia em situações de apagões. No caso da bateria, ela tem funcionado bem e quando há apagões em Manaus na região da Constantino Nery com a Pedro Teixeira, o semáforo é o único que permanece operando”, destacou Alcy Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário