MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tempo frio favorece a cultura do tomate em Guiricema, MG


Clima ajuda a reduzir pragas e doenças na lavoura.
Na Zona da Mata mineira, cultura está em fase de colheita.

Do Globo Rural

Nas lavouras de Guiricema, na Zona da Mata mineira, os tomateiros tomam conta das regiões de baixada.
No meio das montanhas de minas há milhares de pés, essa é a principal atividade econômica da comunidade. Em uma plantação no distrito de Vilas Boas há 35 mil pés. Na lavoura de Lucimar Queiroz, os pés foram plantados no início de março e agora com os frutos maiores, começa a colheita. Os tomates são retirados verdes do pé ou ainda em fase de amadurecimento.
Segundo os técnicos da Emater, os meses de junho e julho são ideais para o plantio do tomate em terrenos de altitude baixa, como o de Guiricema. O tempo frio evita a proliferação de pragas e doenças comuns em outras épocas do ano.
Este ano, segundo os produtores, o preço da caixa de 22 quilos varia de R$ 15 a R$ 20, por isso, vale a pena investir no plantio.
A expectativa é de que em dois meses sejam colhidas na região mais de duas mil toneladas de tomate. Orlando Santos investe na cultura há mais de três décadas. Este ano, a horta tem 15 mil pés, o plantio começou há três meses e a colheita deve começar em 15 dias.
O produtor explica que a adubação é feita de 10 em 10 dias e que também é preciso aguar a planta frequentemente, já que a região é considerada quente, mesmo no inverno.
Minas Gerais é o terceiro maior produtor de tomate do país com uma safra estimada em 440 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário