MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Táxis elétricos ficarão em ponto na Avenida Paulista


Dois veículos começam a circular a partir de segunda em SP.
Custo de energia para rodar 160 km é de R$ 7,11.

Juliana Cardilli Do G1 SP

táxis elétricos (Foto: Juliana Cardilli/G1)Táxis elétricos foram apresentados na manhã desta terça-feira em São Paulo (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Os dois táxis elétricos que começarão a circular na cidade de São Paulo na segunda-feira (11) estarão disponíveis para a população em um ponto na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. O modelo, que não emite poluentes, tem autonomia de 160 km, e circulará, a princípio, apenas dentro da cidade de São Paulo - ele foi apresentado nesta terça-feira (5). Até o meio do segundo semestre, a Prefeitura da capital pretende colocar outros oito táxis do tipo em circulação. A tarifa será a mesma cobrada em todos os táxis da cidade.
O modelo usado nos testes – Nissan Leaf – tem baterias de íon-lítio. Na primeira fase do projeto, elas serão recarregadas em um período de seis a oito horas. Os pontos de recarga ficarão nas empresas Táxi Sampa e Alô Táxi, responsáveis pelos dois primeiros veículos. Até o fim do ano, a Eletropaulo, que faz parte da parceria, deve implantar recarregadores que farão o “abastecimento” em apenas 30 minutos. Serão cinco, espalhados em concessionárias da Nissan.
Devido à limitação da bateria, os trajetos poderão ser restritos. “No início serão feitos trajetos dentro da cidade de São Paulo, e ele tem sempre a limitação do tempo de carga. Ele entra em operação com 160 km, mas se ele já tiver rodado, o motorista eventualmente terá que dizer que não dá mais para rodar 40 km, porque ele já gastou parte da sua carga”, explicou o secretário Municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco. “Teoricamente pode fazer qualquer trajeto, mas ele vai ter sua limitação por conta da tecnologia, e por conta ainda de nós não termos a carga rápida, que a Eletropaulo deve implantar até o fim do ano.”
Para o prefeito Gilberto Kassab, o limite de 160 km não é insuficiente. “Nós teremos a oportunidade de abastecer o veículo à noite, durante seis horas, para que ele possa circular por mais 160 km. E em breve, quando a frota for ampliada um pouco mais, ele poderá ser abastecido em 30 minutos”, afirmou.
O grande problema do uso do veículo elétrico no Brasil é o preço – segundo o secretário Branco, cada um dos táxis custa cerca de R$ 200 mil. “Ainda é um veiculo caro, particularmente no Brasil. Ele é um veículo ainda importado. Se você colocar na planilha da utilização de táxi, é um veículo que não dá lucro para o taxista. Por isso que nós fizemos uma operação em conjunto, com o sindicato das empresas de táxi, e vamos testar”, explicou.
“A tecnologia vai baratear na medida em que ela seja ampliada, e na medida em que aconteça a pressão da sociedade e o convencimento do governo em relação à necessidade de diminuição da carga tributária, que é absurda. Estamos em um outro momento no planeta, e é importante que o combustível não seja poluente”, disse Kassab.
Entretanto, o custo de operação é mais barato – tanto no valor do abastecimento quanto em relação à manutenção. Segundo a Eletropaulo, cada carga que possibilita o uso do veículo por 160 km tem um custo de energia de R$ 7,11. Para rodar a mesma distância com etanol, o gasto estimado é de R$ 33,70 – no caso da gasolina, sobre para R$ 39,25. Os taxistas que irão dirigir os modelos foram treinados pela Nissan.

Um comentário:

  1. Muito legal estes carros elétricos. Tive a oportunidade de andar em um, é o que mais parece com os carros do futuro. Parabéns para as empresas de taxis pela idéia e parabéns a fabricante de colocar este carro como taxi, pois se serve para um taxista, serve para todo mundo.

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