MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

São João de Arcoverde, PE, reúne forró, maracatu e poesia


Noite da quarta-feira (20) teve atrações para todos os gostos.
Barraquinhas temáticas e brincadeiras fazem parte da programação.

Katherine Coutinho Do G1 PE, em Arcoverde

Forró de todos os tipos, maracatu, poesia e atrações culturais. A programação desta quarta-feira (21) do São João de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, teve opção para todos os gostos. Com polos próximos, barraquinhas temáticas e brincadeiras, a festa pode ser aproveitada por pessoas de todas as idades.
Nádia Maia (Foto: Katherine Coutinho/G1)Nádia Maia (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Quem abriu a noite foi a cantora pernambucana Nádia Maia. Embora costume se apresentar nos festejos juninos da cidade, essa foi a primeira vez da cantora no palco principal. "É uma alegria muito grande, gosto de todos os polos, mas poder tocar no palco principal deixa a gente feliz", diz a forrozeira, que pôs todo mundo para dançar com seu forró, que passeia pelo pé-de-serra, xote e baião.
O repertório agradou o público, principalmente aos fãs do forró mais tradicional. "Ela agita um pouco mais que aqueles mais tradicionais, mas é muito bom. O [forró] pé-de-serra é o melhor de todos, dá vontade de sair dançando", conta a comerciante Bernadete Albuquerque.
Enquanto isso, no Polo das Artes, o Maracatudo, grupo formado por jovens e adolescentes da comunidade da Boa Esperança, mostrava que maracatu tem tudo a ver com São João também. "O nome da gente já explica. Tocamos baião, coco, ciranda", enumera o professor Lula Moreira.
Para quem preferiu um clima mais intimista, o Polo Forró Pé-de-Serra trouxe o grupo Forró Arte Nordestina. Com mesinhas para quem quiser só ouvir a música, o polo é opção para aqueles que querem aproveitar a noite e, se der vontade, levantar para dançar um pouquinho.
Igreja cenográfica e barraquinhas temáticas fazem parte da decoração do São João de Arcoverde (Foto: Katherine Coutinho/G1)Igreja cenográfica e barraquinhas temáticas fazem parte da decoração (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A noite continuou no palco principal com o romantismo da banda de forró Malla 100 Alça. "Eu só gosto de Malla, Aviões do Forró e Limão com Mel. É muito bom", diz o fã assumido Marcos Antônio Feitosa. "É uma música boa de dançar", concorda o professor Rodrigo Lima.
No Polo das Artes, a noite continuou com os Contadores de História. O grupo, surgido na escola Monsenhor José Kehrle, em Arcoverde, declama poesias e causos da cultura popular nordestina, citando poetas como Jessiê Quirino e cantando músicas tradicionais do pé-de-serra. "Sou um simples admirador da poesia nordestina", se apresenta o vocalista e declamador do grupo, Aldo Almeida.
Fã assumida do polo, a professora Silvana Brito exalta a importância do espaço. "A arte é o resgate que leva ao ápice do ser humano. Esse espaço é importante para divulgar o que está sendo feito aqui em Arcoverde", defende Silvana.
Quem fechou a noite no Polo das Artes foi o grupo Balão Popular. Comandado pela rabeca de Alberone, o grupo traz a cultura do sertanejo para o palco. "Eles são a essência do Sertão, falam a linguagem do povo, conta a nossa história através da música", define o pecuarista Fernando Abreu, que acompanha o trabalho dos arcoverdenses desde o começo.
Brincadeiras
Quem não liga para shows e prefere as brincadeiras da época junina, a Vila Olho D´água é o local certo. Com barraquinhas temáticas, como a de tiro, roleta, além de comidas típicas e espaço para jogar totó, ou quimbol com também é conhecido.
Luana Mergulhão levou o marido e o irmão para a festa (Foto: Katherine Coutinho/G1)Luana Mergulhão levou o marido e o irmão para a
festa (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A recepcionista Luana Mergulhão levou o marido, Danilo Mergulhão, e o irmão de 11 anos, Cesar Augusto Pereira, para aproveitar os jogos espalhados pelo local. "Eu adoro a fogueira, as brincadeiras, é a melhor parte do São João", diz Luana. "Festa junina de verdade, a gente só vê no interior mesmo", acredita Danilo.
Conscientização
Entre uma apresentação e outra, o arte-educador Wellington Santos se fantasiou de 'Zé do Pipoco' e percorreu toda a festa dando sustos, brincando e conscientizando a população. "A gente tem que alertar que criança não pode soltar fogos, que é preciso tomar cuidado ao acender a fogueira. Não se deve acender com álcool", alerta Zé do Pipoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário