MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rússia envia "helicópteros de ataque" à Síria, diz Hillary Clinton


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Washington - A administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que a Rússia está enviando helicópteros de ataque ao governo do presidente sírio Bashar Assad e alertou que o conflito que já dura mais de 15 meses na Síria poderá "escalar dramaticamente". Os EUA, contudo, estão comprado helicópteros militares do mesmo conglomerado russo.

A declaração partiu da secretária de Estado, Hillary Clinton. Ela disse que os EUA estão "preocupados com as informações mais recentes, de que helicópteros de ataque estão a caminho da Rússia à Síria". Hillary disse que isso "escalará dramaticamente o conflito". Embora a declaração de Hillary tenha criticado a venda dos helicópteros russos à Síria, os EUA estão comprando no momento helicópteros militares da mesma empresa, a Rosoboronexport, um conglomerado russo de armamentos, para equipar forças militares do Afeganistão.

Um pouco após as declarações de Hillary, o Pentágono teve que justificar suas compras na Rosoboronexport. "Nós não estamos comprando helicópteros para o regime sírio. Nós estamos comprando helicópteros em apoio à Força Aérea do Afeganistão", disse o secretário de imprensa do Departamento de Defesa, George Little. Ele também fez as declarações após críticas de alguns políticos norte-americanos, como do senador John Cornyn.

Os EUA planejam comprar 21 helicópteros Mi-17 da Rosoboronexport até 2016. O contrato dos EUA com o conglomerado russo totaliza US$ 375 milhões, com a opção de uma compra adicional de aeronaves no valor de US$ 550 milhões. O Mi-17 geralmente é usado em missões de transportes de soldados.
As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário