MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Rodovia é completamente interditada durante manifestação em MT


Grupo bloqueia trecho da BR-158 desde a madrugada deste domingo.
Protesto pede resolução do impasse nas terras da fazenda Suiá Missú.

Do G1 MT

Grupo bloqueia trecho da BR-158 desde a madrugada deste domingo. (Foto: Divulgação /Associação dos Produtores )Grupo bloqueia trecho da BR-158 desde a madrugada deste domingo. (Foto: Divulgação /Associação dos Produtores )
Manifestantes bloqueiam desde a madrugada deste domingo (24) a BR-158, na região da cidade de Alto Boa Vista, distante 1.064 km de Cuiabá. Eles protestam contra a demora para resolver o impasse entre governo e indígenas, que pedem que 7 mil pessoas sejam retiradas da região onde antes ficava a fazenda Suiá Missú.
Os moradores do local bloquearam completamente a rodovia e não permitem que nenhum tipo de veículo siga em diante. De acordo com Renato Teodoro da Silveira Filho, presidente da Associação dos Produtores Rurais da área Suiá Missú, os manifestantes estão munidos de faixas e cartazes que pedem que as famílias continuem no local. “Aqui existem 800 casas, temos duas escolas, posto de saúde e inclusive eleitores. Nós somos uma cidade instalada”, explicou.
A Polícia Militar de Alto Boa Vista está no local e confirmou o bloqueio. Segundo a PM, a rodovia é o principal acesso para algumas das principais cidades da região Araguaia, como Confresa, Santa Cruz do Xingu e São Félix do Araguaia.
Rodovia é o principal acesso para algumas das principais cidades da região Araguaia (Foto: Divulgação /Associação dos Produtores)Rodovia é o principal acesso para algumas das principais cidades da região Araguaia (Foto: Divulgação /Associação dos Produtores)
No local onde antes era a fazenda Suiá Missú, hoje existe o Distrito de Estrela do Araguaia. Atualmente cerca de sete mil pessoas moram no local que é tido como sagrado e disputado pelos indígenas da região.
A Funai e o Ministério Público Federal (MPF) cobram a recuperação da terra com base em decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que reconheceu o direito de posse aos índios, que teriam sido retirados na década de 60 e levados para uma aldeia a cerca de 400 km da Marãiwatsede e determinou a saída dos não-índios. Os fazendeiros, no entanto, permanecem no local por meio de recursos interpostos na tentativa de anular a decisão judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário