MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Preservação de rios e nascentes é tema de debate na Rio+20


Exemplos de sucesso foram apresentados em uma exposição.
Produtor de Água e reciclagem de embalagem de agrotóxicos são exemplos.

Do Globo Rural

A produtora Ana Gomes, de Rio Verde, Goiás, olha para a imensidão do mar do rio. Ela diz que faz sua parte na preservação da água em sua propriedade de 60 hectares. Ana conta que há 17 anos a fazenda estava destruída pela extração de calcário. Fotos mostram erosões enormes e o assoreamento do rio. Hoje, a vegetação nativa está recuperada e ela conseguiu reverter a degradação.
O pavilhão Agrobrasil é um espaço para exposições e palestras sobre casos de sucesso na agricultura. Na quinta-feira (14), um dos assuntos foi o Produtor de Água, programa de Rio Verde que ajuda na recuperação de nascentes.
A secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Verde, Marion Compier, disse que 50 nascentes foram recuperadas na microbacia do Ribeirão Abóbora. Os produtores que tomaram a iniciativa estão recebendo dinheiro do município.
A divulgação de projetos como esse é uma estratégia para multiplicar as iniciativas de sucesso em todo o mundo. Trinta e sete países mostram ideias simples como a construção de um bangalô de bambu, móveis de papelão cheios de estilo, e o uso de tecnologias novas e verdes.
Se na prática ser sustentável parece bem possível, na sala de negociações, as delegações dos países ainda não conseguiram entrar em acordo sobre a declaração que vai ser apresentada aos chefes de estado na semana que vem.
No Aterro do Flamengo, ongs do mundo inteiro espalhadas por 36 tendas vão realizar mais de 600 atividades abertas ao público.
A Cúpula dos Povos começa oficialmente na sexta-feira (15), mas como o tempo é curto para discutir tantos assuntos urgentes, algumas reuniões já começaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário