MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Prêmio irônico 'Fóssil do Dia' vai para companhias petrolíferas


Shell, Exxon, Chevron, BP e Petrobras foram as nomeadas.
Manifestantes dizem que empresas fazem lobby por subsídios.

Do G1, no Rio

O “Fóssil do Dia”, um prêmio irônico concedido por ambientalistas a quem menos colabora com as negociações da Rio+20, foi dado a algumas das principais companhias petrolíferas do mundo nesta segunda-feira (18).
Segundo os manifestantes, a Shell, a Exxon, a Chevron, a BP e a Petrobras fazem lobby junto aos governos para obter subsídios – os auxílios financeiros estatais à produção de combustíveis fósseis são constantemente criticados pelos ambientalistas.
Painel com os premiados do 'Fóssil do Dia' (Foto: Tadeu Meniconi/G1)Painel com os premiados do 'Fóssil do Dia' (Foto: Tadeu Meniconi/G1)
A premiação do "Fóssil do Dia" é oferecida pelas mais de 700 organizações que fazem parte da rede Climate Action de defesa do ambiente.
Ela é apresentada todos os dias da Rio+20, com intenção de pressionar para uma maior participação dos países nas negociações. Estados Unidos, Canadá e o G-77, que reúne os países emergentes – entre eles o Brasil – foram premiados nos outros dias.
Segundo a Climate Action Network, o prêmio de "Fóssil do dia" foi oferecido pela primeira vez em 1999, durante um fórum de ONGs na Alemanha.
Menino segura cartaz de protesto contra subsídios a combustíveis fósseis (Foto: Tadeu Meniconi/G1)Menino segura cartaz de protesto contra subsídios a combustíveis fósseis (Foto: Tadeu Meniconi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário