MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Para grupos da Cúpula dos Povos, texto da Rio+20 'é um fracasso'


Eles dizem que Ban ki-moon respondeu questionamentos de forma genérica.
Grupos da Cúpula dos Povos se reuniram em coletiva na Lapa.

Renata Soares Do G1 RJ

Coordenadores da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, se reuniram em uma coletiva na tarde desta sexta-feira (22), para fazer um balanço da conferência das Nações Unidas. Durante a coletiva, um dos integrantes do grupo, Dacir Frigo, enfatizou que o texto final é um fracasso e vai sofrer pequenas alterações.
"Desde o início das negociações, sabíamos que tínhamos que encarar de frente todas a questões. No entanto, tivemos falsas soluções e o texto foi um fracasso", disse.
Frigo ainda criticou a postura do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. "O secretário respondeu nossos questionamentos de forma genérica e pouco contundente. Estamos inconformados", concluiu.
Texto final da Cúpula dos Povos
O texto final da Cúpula dos Povos foi lido na tarde desta sexta-feira (22) pelos integrantes da Cúpula dos Povos Fátima Melo e Dacir Frigo, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Integrantes da Cúpula dos Povos, Fátima Melo e Dacir Frigo fazem leitura do texto (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Integrantes da Cúpula dos Povos, Fátima Melo e Dacir Frigo fazem leitura do texto (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
O texto, com o título "Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental em Defesa dos Bens Comuns", contra a mercantilização da vida, denuncia o que chama de roteiro falido com falsas soluções.
"As alternativas estão em nossos povos, nossa história, nossos costumes, conhecimentos, práticas e sistemas produtivos, que devemos manter, revalorizar e ganhar escala como projeto contra-hegemônico e transformador (...). A Rio+20 repete o falido roteiro de falsas soluções defendidas pelos mesmos atores que provocaram a crise global."
A leitura do texto foi aplaudida pela plateia e terminou com 14 quesitos ressaltados, como reconhecimento da democratização dos meios de comunicação, da garantia e conquista de direitos, entre outros.
Plateia durante a leitura do documento (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Plateia durante a leitura do documento (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário