MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Para evitar poluição, Balsas recolhe embalagens vazias de agrotóxicos


Cidade recebe cerca de 55 mil toneladas de embalagens vazias por mês.
Central de Balsas atende todo o sul do MA, oeste do PI e norte de TO.

Mirante Rural TV Mirante

O recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos para reciclagem ou incineração evita a poluição do solo e a intoxicação. Visando contribuir com a medida responsável, produtores rurais da cidade de Balsas, na região sul do estado, vêm realizando a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas para centrais de recolhimento, servindo de exemplo para outros municípios maranhenses.

A Central de recebimento da região é a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas (Ariab), que recebe, por mês, cerca de 55 mil toneladas de embalagens vazias, vindas de toda a região sul do Maranhão, oeste do Piauí e parte do norte do Tocantins. O objetivo da devolução das embalagens é diminuir os riscos tanto para a saúde das pessoas, como para o meio ambiente.

No processo de recolhimento, as embalagens são prensadas, formando blocos já prontos para o transporte. Além dos galões de plástico, embalagens de papelão também passam pelo processo.
A iniciativa está especificada em legislação. Desde 2000, uma lei do Ministério da Agricultura ordena que 95% das embalagens de agrotóxicos recolhidas sejam recicladas e o restante seja incinerado. A partir da data da compra do produto, o produtor tem o prazo de um ano para devolver as embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário