MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de junho de 2012

Pãozinho de Santo Antônio promete casamento em um ano e filhos


Festa do santo casamenteiro dura 13 dias em Santo Antônio do Descoberto.
Voluntários preparam mais de 26 mil pãezinhos que são distribuídos aos fiéis.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Durante treze dias, voluntárias devotas de Santo Antônio preparam mais de 26 mil “pãezinhos milagrosos” para ser distribuídos durante os festejos em homenagem a Santo Antônio, o padroeiro do município de Santo Antônio do Descoberto, a 175 km de Goiânia. Segundo a tradição, quem come desse pãozinho consegue se casar em até um ano. Outras bênçãos também são atribuídas ao alimento.
A festa em homenagem ao santo casamenteiro acontece anualmente de 1º a 13 de junho, no Santuário de Santo Antônio. Nesse período, mais de dois mil pães são preparados diariamente. Os ingredientes são doados por fiéis. Muitos deles afirmam terem recebido graças divinas.
Segundo o padre Marcelo Vieira, o pãozinho é realmente milagroso. “Os primeiros milagres aqui são casamentos e em segundo lugar são gestações de crianças”, afirma.
A professora Flávia Rodrigues Souza participa todos os anos desta tradição. Há três anos, comeu o pãozinho e fez um pedido: arrumar um marido. E o santo casamenteiro não desapontou.
“No ano de 2009 eu fiz a trezena [série de orações realizadas durante 13 dias para a obtenção de alguma graça divina] de Santo Antônio. Comi um pãozinho e fiz um pedido para achar um bom marido. Santo Antônio me atendeu e hoje eu sou casada”, diz Flávia sorrindo.
Com o vigilante Walace Moncerrath Ananias e a dona de casa Jaciane Verônica de Oliveira, casados há oito anos, não foi diferente. “Eu pedi para o santo casamenteiro me dar uma força para conseguir uma esposa e ele me deu uma excelente esposa. Estou com ela há oito anos, há muito tempo frequento essa festa e eu tenho grande fé em Santo Antônio”, afirma Walace.

Dores
A diarista Maria Dionila dos Santos Brito sentia dores na coluna. Ela comeu o pão, fez o pedido e garante que foi curada. “Eu estava com uma dor muito forte na coluna, que eu não estava aguentava nem me abaixar. Eu pedi a ele [Santo Antônio] que me desse essa cura, pois queria continuar fazendo os pãezinhos. Estou aqui, graças a Deus, curada”, diz Maria.
Depois de assados, os pãezinhos vão para o Santuário de Santo Antônio onde recebem a benção do padre. O momento mais esperado é quando o padre oferece os pãezinhos já abençoados aos fiéis que lotaram o santuário, em busca de alguma graça. Após a missa, eles são distribuídos em barraquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário