MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Nutricionista Karin Honorato esclarece dúvidas sobre vegetarianismo


Há alimentos que são capazes de substituir os nutrientes da carne.
Segundo a nutricionista, a soja é uma boa troca.

Do G1 MG
Vegetarianos. Este é o assunto da coluna da nutricionista Karin Honorato deste sábado (23). Ela esclarece algumas dúvidas frequentes sobre falta de carnes no nosso organismo. A nutricionista alerta que os vegetarianos devem ficar atentos à vitamina B12. Ela explica que é necessário fazer exames para medir a quantidade dessa vitamina no organismo.

Os vegetarianos são aqueles que não consomem carnes ou alimentos derivados de animais. Karin fala ainda sobre os veganos; que, além de não ingerir carnes, não possuem o hábito de ingerir leite e derivados, e ovo.

De acordo com a nutricionista, a primeira dúvida dos vegetarianos é sobre as proteínas, nutriente em abundância nas carnes. Ela explica que o primeiro passo para os que não comem carnes é a substituição por um bom prato de arroz com feijão. “Duas porções de arroz para uma porção de feijão tem o perfil de proteínas adequado”, avalia. Outro alimento que pode servir como substituto é o amaranto, pois possui aminoácidos essenciais, que, segundo Karin, ajudam a manter o nível das proteínas. “A soja também é uma boa substituição. Grãos, tofu, missô e até o leite de soja. Todos esses alimentos possuem boas quantidades de proteínas”, reforça a nutricionista.


O não consumo de carne pode deixar a pessoa anêmica? De acordo com Karin Honorato, não necessariamente. Ela explica que as leguminosas – como lentilhas, grão de bico e ervilha – e castanhas são excelentes fontes de ferro, nutriente importante no combate à anemia.

Para substituir o leite, Karin traz o gergelim em sementes ou o leite de soja, pois também são ricas fontes de cálcio. Além desses, a nutricionista menciona as verduras escuras. Já o zinco, mineral presente nas carnes, pode ser encontrado também nas castanhas e leguminosas, que segundo a nutricionista, são excelentes fontes de zinco para o organismo.

“Os peixes são ótimas fontes de Ômega 3”, alerta Karin. Nesse caso, uma boa solução que a nutricionista traz é a semente de linhaça, o óleo linhaça e a chia, alimentos que também possuem Ômega 3.

Por fim, Karin conta que a carne tem realmente benefícios para a saúde. Porém, há alimentos que são capazes de substituir os nutrientes presentes na carne. “Não consuma todos os dias o mesmo alimento. Variar é muito importante”, finaliza Karin Honorato.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário