MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Novo governo do Paraguai está isolando o país, diz Fernando Lugo


Novo governo é responsável pela 'volta da ditadura', diz presidente deposto.
Lugo discursou em Assunção e disse que deixou cargo para evitar violência.

Do G1, com agências internacionais
O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo denunciou na madrugada deste domingo (24) sua deposição, afirmando que foi alvo porque tentou "ajudar a maioria pobre" do país.
"O governo está isolando o país", disse. "Eles vão ser responsáveis pela pobreza e pelo retorno da ditadura no Paraguai."
Lugo falou a seus partidários em discurso inesperado para cerca de 500 pessoas em frente ao prédio da TV estatal que foi criada durante seu próprio governo, e que foi transmitido.
A TV estatal "abriu o microfone" para partidários de Lugo, que demonstraram sua frustração em relação ao que chamaram de "golpe constitucional" ocorrido no país na sexta-feira.
"Aceitei o veredicto injusto do parlamento, pela paz e pela não violência", disse.
Ele afirmou que tinha informações de que um grupo preparava atos violentos como os ocorridos em 1999, quando sete manifestantes morreram próximo ao Congresso.
"Pacificamente em 21 de abril, o processo democrático continuará com mais força", disse Lugo. "Os companheiros de Brasil, Argentina e Uruguai estão retirando seus embaixadores", disse.
"A ditadura não é somente militar, mas também parlamentar, do capital, do narcotráfico, da violência, e já não queremos isso."
"A pátria nos chama a um protesto pacífico, e eu, como cidadão paraguaio, me junto aqui na rua, na praça, no campo, na cidade, não porque se trate de Lugo", disse.
O presidente deposto do Paraguai, Fernando Lugo, acena para seus partidários na madrugada deste domingo (24) (Foto: AFP)O presidente deposto do Paraguai, Fernando Lugo, acena para seus partidários na madrugada deste domingo (24) (Foto: AFP)
Manifestantes protestam em apoio ao presidente Fernando Lugo na madrugada deste domingo (24) em Assunção (Foto: AFP)Manifestantes protestam em apoio ao presidente Fernando Lugo na madrugada deste domingo (24) em Assunção (Foto: AFP)
"Destituíram a democracia, a participação, não respeitaram a vontade popular, e isso é antidemocrático."

Foram feitos apelos por greves e protestos pedindo sua volta.
Na noite deste sábado, o novo presidente paraguaio, Federico Franco, disse em entrevista à agência Reuters que iria pedir ajuda a Lugo para diminuir a tensão provocada pela troca de comando no país.
Ele também prometeu uma ofensiva diplomática para diminuir o que chamou de "desconforto" com os parceiros regionais após o processo relâmpago de impeachment que derrubou Lugo.
O Itamaraty anunciou na noite deste sábado (23) , por meio de nota, que convocou o embaixador do Brasil no Paraguai para consultas. O país também condenou o "rito sumário" de destituição de Lugo.
A presidente Dilma Rousseff fez reunião ministerial de emergência para discutir a crise.
Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o Brasil deve seguir a posição da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) no caso e não descartou sanções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário