MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

No Dia Mundial do Fusca, motoristas declaram amor ao carro, em Manaus


Clube do Fusca do Amazonas reúne 350 associados em Manaus.
Exposição será realizada no sábado (23) e domingo (24).

Tiago Melo Do G1 AM

Amigos são apaixonados por Fuscas e integram Clube do Fusca do Amazonas  (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Amigos são apaixonados por Fuscas e integram Clube do Fusca do Amazonas (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial do Fusca, o carro mais vendido no Brasil, com 3,3 milhões de unidade fabricadas no país entre os anos 50 e 80, comemora 78 anos. O primeiro projeto do carro foi elaborado pelo engenheiro automotivo austríaco Professor Doutor Honoris Causa Ferdinand Porsche, em 1934.

Em Manaus, integrantes do Clube do Fusca do Amazonas se reuniram em frente ao Parque Senador Jefferson Péres, localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga , Centro, Zona Sul, para um exclusivo bate-papo descontraído com a reportagem do G1.

Humberto Horta, de 37 anos, presidente do Clube e proprietário de um New Bettle preto, um Fusca 69 e um Fusca 85, conta que a paixão pelo veículo começou desde cedo e herdou do pai. "Meu pai era como um 'caixeiro-viajante' e o carro dele era um o Volkswagen Fusca. Foi nele que aprendi a dirigir aos 16 anos, era nele que passeávamos e viajávamos. O Fusca foi minha infância", contou Humberto.
Fusca '64 amarelo e branco, com pintura 'saia e blusa' (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Fusca '64 amarelo e branco, com pintura 'saia e
blusa' (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Quem também compartilha da mesma paixão é Eddy Wala, belga que há quatro anos mora no Brasil e há três que participa do clube de amantes do Fusca no Amazonas. Eddy conta que começou a coleção quando ainda morava na Bélgica. "Cheguei em Manaus querendo começar uma coleção nova e comecei pelo carro mais antigo e vendido no Brasil, um Fusca, ano 64, pintura amarela e branca 'saia e blusa'", disse.

Já Victor Augusto, de 29 anos, tesoureiro e administrador do Clube, dono de um Fusca, ano 74, de cor branco lótus, diz que na sua família, a paixão pelo modelo começou com ele. "Na minha família, fui eu quem começou com essa fissura por fuscas. Já até cheguei a influenciar meu irmão mais velho, que tem três modelos", contou Victor.

Sobre o Clube, que já conta com mais de 350 associados, Humberto conta como surgiu a ideia. "O clube já existia em outros Estados do Brasil e decidi trazê-lo para Manaus sob pretexto de reunir pessoas que também sintam essa paixão pelo carro. Então me juntei com outros quatro caras e fundamos o nosso clube em março de 2003", contou o presidente.

Carros de colecionador não costumam sair da garagem, mas para os três amigos, seus Fuscas são usados diariamente. "Dá um certo medo de usá-lo no dia-a-dia, mas já me acostumei a dirigí-lo e hoje não quero saber de outro carro", disse Victor. "Sinto que as pessoas aqui em Manaus possuem um respeito e admiração pelo Fusca. Elas tem um cuidado maior quando se trata do 'besouro'", completou Eddy.
Fusca '74, de cor branco lótus, de Victor Augusto, tesoureiro do clube (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Fusca '74, de cor branco lótus, de Victor Augusto, tesoureiro do clube (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Quando perguntado se o amor pelo Fusca será repassado aos filhos, Humberto responde: "meu filho de 16 anos é louco por carros. Mas, infelizmente, ele não curte muito o Fusca. Diz não ter nada contra, mas prefere os carros esportes", contou um pouco chateado. "Mas um dia ainda vou pervertê-lo e ele será louco que nem eu sou e como, também, foi meu pai", completou.

Para comemorar oficialmente o Dia Mundial do Fusca, o Clube do Fusca, em parceria com o 'Clube dos Carros Antigos do Amazonas', realiza, no sábado (23) e domingo (24), a partir das 8h, uma exposição com cerca de 350 veículos, na Avenida Castelo Branco, Bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. O evento será aberto ao público em geral e terá entrada gratuita.

Clube do Fusca do Amazonas
Para os proprietários de Fuscas e derivados - Kombi, New Bettle, Brasília, Bugre, Puma, Variante, Gurgel, entre outros - interessados em se afiliarem ao clube, é simples e não precisa de muita burocracia, afirma Eddy Wala. "Basta ter um Fusca, ou algum dos derivados dele, e aparecer durante uma de nossas reuniões mensais para se inscrever", explicou Humberto. As reuniões acontecem no primeiro domingo de cada mês, às 17h30, ao lado dos barracões das escolas de samba do sambódromo

Nenhum comentário:

Postar um comentário