MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

MT registra mais de 27 mil casos de dengue e sete mortes este ano


Conforme a SES, 27.354 pessoas contraíram a doença em Mato Grosso.
Sete mortes foram confirmadas e quatro estão sob investigação.

Do G1 MT

Agendes da dengue em MT (Foto: Reprodução /TVCA)Agendes buscam combater a dengue em MT
(Foto: Reprodução /TVCA)
Mato Grosso registrou 27.354 casos de dengue no período de 1º de janeiro a 06 de junho de 2012. Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), 106 foram notificados como casos graves de dengue e até o momento 11 pessoas podem ter morrido vítimas da doença, sendo que sete casos já foram confirmados e quatro ainda estão sob investigação.
Os municípios que registraram óbitos foram: Cuiabá (4), Várzea Grande (2), Sinop (2) e Aripuanã (1). Já Sorriso tem um óbito sob investigação e outro em Tangará da Serra.
Cuiabá já notificou 9.065 casos de dengue, sendo 49 considerados graves. Em Várzea Grande, região metropolitana, o número chegou a 1.911 casos e em Sinop a notificação é de 3.217 casos. Rondonópolis a notificação é de 668 casos da doença.
A secretaria aponta que as notificações de casos de dengue no estado no mesmo período do último ano foram de 6.613 casos. A secretaria recomenda medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do estado, como manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.
Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4, foram Várzea Grande, Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário