MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de junho de 2012

MP interdita farmácia pública com remédios vencidos no Paraná


Vistoria ocorreu na terça (13) e quarta-feira (14), em Paiçandu.
Segundo secretário de Saúde, medicamentos vencidos seriam descartados.

Aline Lamas Do G1 PR

MP interdita farmácia em Paiçandu, no norte do Paraná (Foto: Divulgação)Durante vistoria, promotoria encontrou ninhos de baratas e muita sujeira no local (Foto: Divulgação/MP)
A 14ª Promotoria de Justiça de Maringá interditou, na quarta-feira (14), a Farmácia Municipal de Paiçandu, no norte do Paraná, após encontrar medicamentos vencidos e ninhos de barata no local. A ação foi realizada em conjunto com a Vigilância Sanitária e com o Conselho Regional de Farmácia.
Durante as vistorias, foram encontrados ainda remédios de procedência ignorada, provavelmente fruto de doações de distribuidoras de medicamentos, produtos médico-hospitalares também vencidos e muita sujeira.
A promotora Stella Ferreira Pinheiro inspecionou ainda o Hospital Municipal de São José e o Posto de Saúde Central, durante a última terça (13) e quarta-feira (14).
Há um ano, a promotora Stella Ferreira Pinheiro ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Paraná, para obrigar o governo a intervir na gestão do sistema de saúde de Paiçandu, executando esses serviços no município. No entanto, segundo a promotora, a situação só piorou. O Ministério Público ainda aguarda decisão da Justiça.
Em entrevista ao G1, o secretário de Saúde de Paiçandu, Célio Natera Pegorari, justificou o problema. “Os medicamentos vencidos foram doados e já estavam separados para o descarte. Já a sujeira era de salas ao lado, que permaneceram fechadas durante o feriado”.
De acordo com o secretário, a partir de segunda-feira (18), a farmácia passa a funcionar temporariamente dentro do Hospital Municipal São José, onde a população pode encontrar medicacamentos de uso controlado, para hipertensos e diabéticos. Já remédios especiais serão oferecidos na Farmácia Regional de Saúde.
“Estamos com um plano emergencial, a população não ficará sem medicamentos. Além disso, o outro prédio que vai abrigar a farmácia já está pronto e, em poucos dias, vamos muda-la para lá”, concluiu Pegorari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário