MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de junho de 2012

Mostra de arte digital em SP reúne robôs, celulares e obras interativas


Em uma das obras, 40 telefones se 'comunicam' em 20 línguas diferentes.
'Emoção Art.Ficial 6.0' vai até 29 de julho no Itaú Cultural, na Av. Paulista.

Do G1 SP

 Uma mostra de arte digital chama a atenção na Avenida Paulista, neste sábado (9). O evento, chamado "Emoção Art.ficial 6.0", vai até o dia 29 de julho no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, próximo à estação de metrô Brigadeiro. São obras de artistas brasileiros e estrangeiros que envolvem robôs, computadores, celulares, cinema, vídeo e outras mídias técnicas.
Em uma das obras, quarenta celulares conversam entre si em vinte línguas diferentes, a partir do momento que o visitante escolhe o tema. O sistema capta a fala e procura um sinônimo. O resultado é uma "conversa maluca", na opinião de quem frequenta o lugar.
Para o artista Leonardo Crescenti, a obra funciona como um telefone sem fio. "Eles [os aparelhos] vão buscar um caminho de palavras", afirma.
Em outra obra, chamada "Você Não Está Aqui", o visitante pode criar uma cidade particular, com fotos projetadas em um telão circular que acompanham os seus movimentos. A ideia é que a pessoa crie um "lugar só seu", com seus caminhos e prédios.
A ideia foi criar uma espécie de cidade temporária, afirma a artista Gisele Beiguelman. Por isso, o público tem duas possibilidades: navegar ou criar sua própria cidade. "A viagem começa a partir da escolha de cinco palavras-chave, e essas cinco palavras vão organizar a busca no nosso arquivo de imagens."
São dez obras de vários artistas na exposição, também chamada de Bienal Internacional de Arte e Tecnologia. O evento é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário