MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Lixo tóxico é removido de galpão abandonado em Três Corações, MG


Cerca de cem toneladas serão retiradas do galpão de uma empresa extinta.
Empresa especializada foi contratada para a retirada do material corrosivo.

Do G1 Sul de Minas

Mais de cem toneladas de lixo tóxico estão sendo retiradas de um galpão abandonado em Três Corações (MG). O prédio fica próximo a rodovia Fernão Dias e está abandonado há pelo menos cinco anos.

No local funcionava uma empresa de tratamento de superfícieis, que fazia cromagem e pintura de metais. Os produtos químicos utilizados na época ainda estão no local. Alguns já foram, inclusive, derramados no chão e o perigo é evidente. Na embalagem dos produtos é possível ler o aviso de que são corrosivos.

Este é um impasse que se arrastava por anos na cidade, incomodando os moradores que se sentiam expostos a riscos, uma vez que qualquer pessoa tinha acesso aos ácidos, que poderiam até mesmo vazar para o Rio do Peixe, que fica próximo ao local.

Para resolver o problema, a prefeitura da cidade conseguiu um acordo com a empresa e o galpão foi revertido para o município. Com isso, uma licitação foi aberta e uma empresa de Campo Belo (MG) foi contratada para retirar o material de maneira adequada. A firma possui um aterro industrial e um local adequado para este tipo de produto.

Todo o material deve ser retirado em uma semana. Uma parte do material deve também passar por tratamento químico e a outra será incinerada. O restante será depositado em um aterro especial. Quando todos os galões forem removidos, será feita uma análise do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário