MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Jovens caminham com cruz peregrina e ícone de Maria em Campo Grande


Caminhada de pouco mais de 4 km reuniu 3 mil pessoas, segundo Ciptran.
Atividade integra o 'Bote Fé', em preparação para a Jornada da Juventude.

Fernando da Mata Do G1 MS

Caminhada de jovens com cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Jovens em caminhada na rua 15 de Novembro, centro de Campo Grande (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Os jovens católicos de Campo Grande celebraram a chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora com uma caminhada de pouco mais de 4 km na tarde deste sábado (23). Conforme estimativa da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran), cerca de 3 mil pessoas caminharam do cruzamento da rua 15 de Novembro com a avenida Calógeras, centro da cidade, até a Praça do Papa, no bairro Santo Amaro.
A caminhada integra a programação do Bote Fé na capital sul-mato-grossense, evento realizado em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será no Rio de Janeiro.
Durante o trajeto, acompanhado por policiais militares e agentes de trânsito, euforia por parte dos participantes, que caminhavam cantando e com diversas faixas. Em determinados trechos, foram meditadas as estações da via-sacra ligadas à vida da juventude.
O coordenador da Pastoral da Juventude de Campo Grande, Carlos Alberto Nogueira, 22 anos, pontuou que o Bote Fé representa um grande momento para a juventude da cidade e destadou a importância da caminhada, que enfocou a Paz no Trânsito. “Essa caminhada foi feita para envolver toda a juventude, que muitas vezes é vítima de violência no trânsito. Com isso, queremos dizer sim à vida”, ressaltou.
Jovens carregando cruz peregrina em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Grupos de jovens se revezaram para carregar cruz
peregrina (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Enquanto a caminhada seguia rumo à Praça do Papa, os símbolos da JMJ foram carregados por vários jovens. A estudante Aline Helena da Silva, 16 anos, foi uma das que ajudou a levar a Cruz Peregrina. “É emocionante, eu estava esperando isso com o meu grupo desde o ano passado”, relatou.
O peso do Ícone de Nossa Senhora não foi suficiente para abalar a caminhada do estudante Marcos Eduardo Fabris, 16 anos. “Para mim, carregar o ícone simboliza a fé. Vale a pena porque eu estou dando um presente para Deus”, afirmou.
A coordenadora de liturgia da arquidiocese de Campo Grande, Jairce Medeiros Ramos, explicou o sentido dos símbolos da JMJ. “A cruz representa para os cristãos a salvação de todos, é a cruz da ressurreição, símbolo de libertação. O ícone, pela pessoa de Maria, traz exemplo de como ser Igreja fiel ao projeto de Deus, de como ser discípulo. Isso serve para nos animar na caminhada cotidiana.”
Participante de um grupo de jovens da Renovação Carismática, o estudante Pedro Henrique Carvalho de Moraes, 20 anos, lembrou a importância do Bote Fé para os jovens. “Representa um grande passo na nossa caminhada da Igreja, mostra a força dos jovens da Igreja. Afinal, os jovens são o futuro.”
O estudante Milton Barboza Neto, 18 anos, participa do evento campo-grandense com o pensamento no Rio de Janeiro. “É muito bom ficar inteirado do que vai acontecer na Jornada Mundial da Juventude do ano que vem. É bom pra galera entrar no clima.”
Jovens durante concentração antes de caminhada com cruz peregrina e ícone de Maria em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Concentração na igreja Santo Antônio antes da
caminhada (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
O que o clero pensa
Padre Márcio dos Reis é coordenador de pastoral da arquidiocese de Campo Grande e destacou o novo olhar que a Igreja tem sobre a juventude. “O Bote Fé vem revelar que existem diversos jovens que querem mostrar a cara e exercer o protagonismo. É por causa deles que existe muita coisa”, disse o padre.
Reis também ressaltou a importância de refletir sobre o trânsito. “A cruz de Jesus é para mostrar que ele veio defender a vida, então queremos mostrar que respeitamos e defendemos a vida. Colocamos a paz no trânsito como tema da caminhada para chamar a atenção da sociedade, pois cada vez mais jovens são vítimas do trânsito.”
O bispo de Campo Grande e referência para o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, também relatou sobre a importância dos jovens. “A Igreja sempre viu a juventude como grande potencial para o presente e futuro, ela acredita na força dos jovens para a transformação da sociedade. O Bote Fé é uma prova disso.”
Outras atividades
O Boté Fé em Campo Grande terá diversas atividades até terça-feira (26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário