MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Integrantes de quadrilha junina do Ceará dançam com pernas de pau


Quadrilha 'Noite do Luar' se apresenta nos festivais deste mês.
Ideia surgiu para resgatar cultura do município, diz diretora pedagogo.

Elias Bruno Do G1 CE

Primeira apresentação da quadrilha junina foi no São João de Maracanaú (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)Grupo começou a se apresentar neste ano (Foto: Nilo Saraiva/Prefeitura de Maracanaú)
Ensaios do grupo 'Tera... ocorrem desde abril (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)Ensaios do grupo 'Noite do Luar' ocorrem desde
abril (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)
Um grupo junino do município de Mulungu, no interior do Ceará, chama a atenção nos festivais de quadrilhas do Ceará já no primeiro ano de apresentação. Formada por alunos de escolas públicas do município, a quadrilha “Noite de Lua” traz todos os 26 integrantes dançando em cima de pernas de paus.
A diretora pedagógica da secretaria de educação de Mulungu, Nelita Tavares, explica que a ideia surgiu para fazer um resgate da cultura local. “Antigamente, as crianças brincavam muito de perna de pau por aqui. Isso também era comum na época da enchente, quando as pessoas atravessavam o rio em cima de pernas de pau para evitar ficarem molhados”, conta.
Os primeiros ensaios ocorreram com os integrantes com idades entre 10 e 17 anos instruídos pela própria diretora pedagógica em abril deste ano. Dois meses depois, o grupo já se apresentava pela primeira vez na festa de São João do município de Maracanaú. “Convidei as crianças mais hiperativas e que gostam de desafios para participar dos ensaios. No início, eles ficaram com receio, mas depois se acostumara. Aprendi a técnica quando montei um espetáculo chamado Circo Folclórico”, explica Nelita. As pernas foram construídas com a ajuda de carpinteiros do município e a estrutura faz com que os quadrilheiros dancem a 70 centímetros do chão.
Grupo homenageia homenageia centenário de Luiz Gonzaga (Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)Grupo junino homenageia centenário de
Luiz Gonzaga no primeiro ano de apresentação
(Foto: Nilo Saraiva/ Prefeitura de Maracanaú)
Depois de se acostumar com as pernas postiças, os brincantes aprenderam os 16 passos da coreografia que homenageia o centenário de Luiz Gonzaga. “Apenas dois passos são mais atuais. Os outros são aqueles tradicionais como o xote, peri, contra-perti, cinturinha”, diz.
Ainda de acordo com a diretora, o grupo recebeu convites para abrir festivais de quadrilha em diversos municípios cearenses como Capistrano, Aratuba e Pajuçara, mas sem entrar no circuito competitivo. “Não vamos para competir. Nosso objetivo é levar um resgate cultural do nosso município acrescentando uma dança, que também é outra prática comum em Mulungu”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário