MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Insegurança ronda estudantes e funcionários na UFPA


Férias e greve de professores e servidores deixa campus vulnerável.
Prédios têm se mantido trancados por medida de segurança.

Do G1 PA

Quem precisa ir a Universidade Federal do Pará, no bairro do Guamá, em Belém, atualmente se depara com a insegurança. Com a chegada das férias escolares e a greve dos professores e servidores federais, a cidade universitária fica praticamente vazia, facilitando a ação de bandidos dentro do campus.
“Essa situação mudou completamente a minha rotina. Agora tenho que sair mais cedo, sempre acompanhada, esperar as pessoas, não posso ir a nenhum lugar sozinha, não tenho mais liberdade nenhuma. A gente anda pela universidade e percebe que tem pessoas estranhas, que não são alunos”, desabafa a professora de matemática Orleânia Sales.
Esta semana uma funcionária do Instituto de Ciências Exatas, no bloco básico, foi assaltada dentro da sala de trabalho. O assaltante estava vestido como um universitário, de mochila, entrou no prédio, foi até a sala da funcionária, disse que tinha uma arma na bolsa e roubou o celular da funcionária. O assaltante fugiu.
Como medida de segurança, alguns setores estão mantendo as portas trancadas, é o caso da Assessoria de Educação a Distância. “Adotamos a medida por questões de segurança. No período de julho é sempre solicitado que todas as unidades tenham um controle maior do acesso ao prédio, até mesmo pela fragilidade da universidade, que fica às margens do rio em que todo mundo entra e sai”, explica Ivanete Guedes, administradora do prédio. Ivanete conta ainda que o campus fica perigoso e que os bandidos se vestem como universitários e ficam andando pelo campus.
O responsável pela parte operacional da segurança no campus, Luis Sérgio Nascimento, explica que existem dois carros que ficam fazendo a ronda no campus e que durante a semana não tem como impedir as pessoas de entrarem. “Esta semana divulgamos uma nota com orientações a comunidade sobre segurança, para que tomem mais cuidado e avisem se virem qualquer pessoa suspeita”, disse.
Sobre o assalto a funcionária, o chefe da segurança disse que se trata de um caso de descuido, "Ela estava sozinha no prédio, com a porta da sala aberta e o celular exposto em cima da mesa, facilitando o roubo do celular", explicou o chefe da segurança, que ressaltou a importância da colaboração da comunidade para a segurança da UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário