MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Ilha das Caieiras é tema de exposição fotográfica em Vitória


Museu do Pescador recebe a exposição 'Caieiras Ilha de Luz e Cores'.
Culinária, belezas naturais e personagens típicos são retratados.

Do G1 ES

Ilha das Caieiras é tema da exposição 'Caieiras Ilha de Luz e Cores', em Vitória (Foto: Gabriel Lordêllo/ Divulgação)Ilha das Caieiras é tema da exposição 'Caieiras Ilha de Luz e Cores' (Foto: Gabriel Lordêllo/ Divulgação)
A tradição da pesca artesanal e das desfiadeiras de siri nas portas das casas dão o sabor e o colorido da vida na Ilha das Caieiras, em Vitória. A ilha, também rica em cultura, abriga o Museu Histórico Manoel dos Passos Lyrio, mais conhecido como Museu do Pescador, que recebe a exposição 'Caieiras Ilha de Luz e Cores', dos fotógrafos Gabriel Lordêllo, Tadeu Bianconi e Marco Ceotto, a partir da próxima terça-feira (26), às 18h30.
"É exatamente a culinária, o cintilar do sol que se põe sereno nas águas do mangue e as pessoas simples que vivem ali que tornaram a Ilha das Caieiras um encanto em luz, sombra e cores, registrado aqui por três olhares diferentes, mas completamente apaixonados por esse maravilhoso canto da Ilha de Vitória", afirma Gabriel Lordêllo.

São 30 fotografias no tamanho 35x45cm, sendo 10 de cada fotógrafo. As imagens foram produzidas a partir da década de 90,  e foram capturadas tanto com filme preto e branco quanto com filme slide  e com a tecnologia digital.

A exposição estará aberta ao público de 27 de junho a 9 de setembro, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 17 h, e aos sábados e domingos, das 12h às 16h.

O fotógrafo Gabriel Lordêllo conta que foi atraído pela luz e pela beleza do mangue na primeira semana de aula, quando começou a cursar Jornalismo, em 1997. A faculdade que ele cursou fica em São Pedro, Vitória,  e Gabriel sentiu que aquele lugar precisava ser registrado, para que seu encanto fosse visto por todas as pessoas.

"A luz, os contrastes e as cores da Ilha criam uma atmosfera bucólica, simples e serena que conquistam qualquer pessoa. Trata-se de um verdadeiro refúgio em meio ao agitado dia a dia da capital capixaba", conta.

Tadeu Bianconi é um fotógrafo que está sempre em busca de desafios. A culinária, as belezas naturais e a simplicidade dos moradores da Ilha das Caieiras o atraíram para essa região. Mas é o entardecer que sempre o leva de volta a esse lugar, seja para um passeio despretensioso ou para produzir belas imagens.

“O desafio de fotografar na Ilha é encontrar o novo, ir além do comum. É andar pelas ruas, observar as pessoas, por isso não me canso de visitar esse lugar”, destaca.

Marco Ceotto, por sua vez, começou a fotografar a região motivado pela beleza do seu pôr do sol, pela simplicidade de sua gente e, especialmente, pela simetria das embarcações que navegam em suas águas. "Nos detalhes, as imagens contam um pouco da história da Ilha e se transformam num espetáculo para os nossos olhos", afirma.

Serviço
Exposição fotográfica “Caieiras Ilha de Luz e Cores”
Abertura: terça-feira (26), às 18h30
Visitação: de 27 de junho a 9 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 12h às 16h
Onde: Museu do Pescador. Rua Felicidade Correia dos Santos, s/n, Ilha das Caieiras - Vitória
Telefones: (27) 3323-9993 ou 3132-5295
Entrada gratuita
Pessoas simples que vivem na Ilha das Caieiras foram registradas pelos fotógrafos na exposição 'Caieiras Ilha de Luz e Cores' (Foto: Gabriel Lordêllo/ Divulgação)Pessoas simples que vivem na Ilha das Caieiras foram registradas pelos fotógrafos na exposição 'Caieiras Ilha de Luz e Cores' (Foto: Gabriel Lordêllo/ Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário