MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Geada afeta produção de legumes e verduras no Rio Grande do Sul


Frio já prejudicou a safra de cítricos no Vale do Caí.
Quebra na produção gera aumento de preços nos mercados.

Do G1 RS

Se a estiagem que dura cerca de sete meses em parte do Rio Grande do Sul afetou a produção nas lavouras, os efeitos do frio também passaram a afetar os gaúchos. Até no bolso. Depois de prejudicar a safra de cítricos, a geada prejudicou a produção de legumes e verduras no Vale do Caí. O resultado foi uma alta nos preços dos produtos.
As consequências na quebra da produção já chegaram aos supermercados. Segundo levantamento da Ceasa, legumes e verduras subiram, em alguns casos, mais de 60% no estado.
Os produtos que tiveram maior alta foram brócolis (66%), vagem (60%), milho verde (44,44%), couve-flor (40,38%), alface (19%) e tomate (14,29%). "Lógico que como ocorreu uma geada bastante excessiva, ela trouxe prejuízo, provocando o aumento no mercado", disse o técnico da Emater-RS Ênio Coelho.
Para amenizar o problema e evitar prejuízos em sua propriedade, no Vale do Caí, o trabalhador rural Norberto Ramos decidiu investir em estufas. Há duas semanas, as primeiras temperaturas negativas comprometeram parte de sua produção. "Perdemos 100% de todo o alface que produzimos. Alface, agrião, foi tudo fora por causa do gelo", disse.
Além da pesquisa de preço recomendada nos mercados, os especialistas orientam os consumidores a prestarem atenção na qualidade dos produtos comprados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário